A Nova Educação - Importância das Artes Visuais no Aprendizado

Quando se pensa em Artes Visuais, logo vem à mente desenhos, pinturas, esculturas, tinta entre outros milhares de recursos capazes de representar o mundo real ou o imaginário. No entanto, elas estão além do papel. O campo de atuação nas Artes Visuais é amplo. O teatro, o cinema, a música, a fotografia, a moda ou arquitetura, por exemplo, também as representam.

Como as Artes Visuais compreendem um cenário rico e vasto, o Centro Educacional Leonardo da Vinci tem explorado cada vez mais o campo, a fim de ampliar a capacidade criativa dos alunos e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística. Professora na escola há 15 anos, Josefa Rodrigues da Silva, licenciada em Artes Visuais e em Pedagogia, pós-graduada em Educação e mestranda em Teoria e História da Arte, fala sobre o seu trabalho em sala de aula e a importância das Artes Visuais no aprendizado.

Professora, ao compararmos a metodologia de ensino dos tempos atuais com a de anos atrás, pode-se concluir que as Artes Visuais têm conquistado um papel mais importante nas escolas?

Com certeza. Atualmente, os avanços tecnológicos tornaram-se grandes aliados dos professores de Artes Visuais.

Como a senhora trabalha as Artes Visuais em sala de aula?

Da maneira mais descontraída possível. Lanço mão de tudo que favoreça a curiosidade. Utilizo o elemento surpresa como recurso motivador. Temos um planejamento padrão pronto a ser seguido em sala de aula, mas, como ele é flexível, não adianto aos alunos como abordarei. Eles perguntam como será a próxima aula, mas só antecipo as páginas do livro e da apostila para lerem previamente. No dia da aula, posso aparecer vestida de Frida Kahlo e passar o conteúdo por meio de uma performance. Incorporo o personagem. Utilizo vídeos biográficos de artistas, conto um pedaço de um filme para suscitar a curiosidade, explico o conteúdo por meio de uma aula expositiva e peço um trabalho prático, entre várias outras coisas. A rotina me apavora!

É importante que as Artes Visuais sejam trabalhadas já nas séries iniciais? Por quê?

Sem dúvida. É importantíssimo acostumarmos, desde cedo, as crianças a gostarem e a valorizarem a arte, não só de artistas estrangeiros, mas também os nacionais.

Qual é a importância das Artes Visuais no aprendizado?

Costumo falar que a arte é o registro mais fiel da história da humanidade. É o retrato da contemporaneidade de cada época. E o meu conteúdo, por exemplo, está conectado com literatura, geografia, física, química, música, teatro, etc. Fazendo essas conexões, essas “teias”, propiciamos outros olhares e percepções estéticas diferenciadas. Portanto, isenta de tendenciosidades políticas e/ou sociais. Já os historiadores da arte (que escrevem os livros) não são tão livres para escrever. Escrevem o que os editores mandam. Por isso, até hoje não me atrevi a escrever um livro. Apenas escrevo os artigos que complementam os meus conteúdos e que não são contemplados nos livros adotados. Por isso, tenho uma apostila de apoio.

0 Comentários

Por uma questão de sergurança informe o código abaixo:

enviar

dicas de moda