Publicada em: 30/01/2013
O Centro Educacional Leonardo da Vinci promoveu em janeiro o Ciclo de Estudos 2013, na Unidade Taguatinga. O encontro, que ocorre duas vezes ao ano, reuniu mais de 370 professores de todas as disciplinas, das três unidades, para trocar experiências e estar em contato com renomados palestrantes da área de educação.
A diretora pedagógica da Unidade Sul, Prof.ª Márcia Ferreira Nunes, avalia que o Leonardo da Vinci está convicto de que uma educação de qualidade, inevitavelmente, passa pela formação do professor. “Há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduação, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje, a realidade é diferente, principalmente para o docente. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente e integrada no seu dia a dia nas escolas. Por isso, promovemos o Ciclo de Estudos, que é um projeto de formação continuada para os nossos profissionais”, menciona.
Os convidados assistiram à palestras sobre temas diversos como "O Potencial Transformador de um professor: por uma educação centrada no sujeito", do professor Norberto Mazai, coordenador de Filosofia/Sociologia, e “O que vivi da vida de professor”, da professora de Artes Visuais, Josefa Rodrigues. Mazai destacou a importância de se valorizar as pessoas e as relações interpessoais. Acrescentou ainda o papel de um educador na vida de um estudante. “Como é bom encontrar um aluno e ele te abraçar. Ensinar é marcar positivamente. Nós temos potencial para fazer a diferença”, acredita.
O palestrante reconheceu ainda que poucas escolas oferecem aos professores uma educação continuada. “Momentos como estes não acontecem em todo lugar. Só é um bom ensinante quem é um bom aprendente. É preciso humildade pedagógica. Além do mais, somos seres em construção, somos inacabados”.
Já Josefa Rodrigues, abordou suas várias vivências em sala de aula e a sua encantadora metodologia de ensino. Entre os conselhos dados pela profissional está a realização do trabalho com alegria e amor, tratar os alunos de forma sempre especial, com carinho, e nunca tirar conclusões precipitadas.
Os professores Marcelo Afonso, coordenador de História, e Luciano Gallo, coordenador disciplinar da Unidade Norte, abordaram a criação da Editora ENOVUS, associação entre professores e o Leonardo da Vinci, que publica livros impressos e digitais, e do Sistema de Emergências Médicas para 2013, respectivamente.
Para diretor financeiro, Jorge Manzur, uma das coisas que dá sentido a vida é o aprendizado. “Fico emocionado ao ver quantos talentos fazem parte do Leonardo da Vinci. O que mais ouço dos pais e responsáveis é que a nossa escola é humana. Isso significa que cuidamos um do outro, que valorizamos as relações humanas”, disse.