Publicada em: 30/01/2013
O professor de Matemática, psicólogo e mestre em Educação, Marcos Meier, abordou, durante o Ciclo de Estudos 2013, realizado na última semana de janeiro, o conceito de abordagem significativa e tratou de questões relacionadas à aprendizagem, que vão além da tradicional, repetitiva, cópia ou memorização como metodologia de ensino.
Durante a palestra, Meier, também comentarista em rádio e TV, alertou sobre o processo de interação e relacionamento entre professores e alunos, e explicou que o afeto é a base do relacionamento humano. “O que sustenta a disciplina e a aprendizagem são os vínculos fraternos e afetivos. Isso significa que, se o aluno não gosta do professor, ele esquece a lição de casa, por exemplo. E não é de propósito. Ou seja, tem que ter vínculo”, afirmou.
O bom humor e o adequado comportamento dos docentes também foram apontados como fundamentais para fortalecer ligações com os estudantes. “Alegria e entretenimento ajudam a fixar informações. Elogios também são importantes, porém é preciso fazê-lo de forma correta. Elogiar a beleza ou a inteligência está errado. O ideal é elogiar a dedicação, o esforço, a solidariedade. Lembrando que elogios errados podem gerar exclusão”, garantiu.
Para finalizar, o Prof. Marcos Meier explicou o ciclo da aprendizagem. Ele garantiu que aula, lição de casa e uma boa noite de sono são essenciais para o aprendizado. “Crianças de zero a 10 anos precisam dormir, pelo menos, 10 horas. O aluno assiste à aula (memória de curto prazo), faz o dever de casa (memória de longo prazo) e, ao dormir, ocorre a fixação. Alimentar-se de folhas verdes também ajuda a fixar”, concluiu.