Um bom hábito de leitura é fundamental para o bom aprendizado de Matemática. Entender bem textos explicativos de fenômenos científicos, ter a capacidade de elaborar sínteses e explicar a solução de situações problema por meio de um texto argumentativo, mais voltado à linguagem Matemática, são habilidades esperadas pelos examinadores de um modo geral.
Assim, tanto os exames da UnB (vestibular tradicional e PAS), talvez os mais contextualizados do país, quanto os exames de outras universidades federais e particulares e, sobretudo o ENEM, primam por buscar a seleção de estudantes críticos, criativos e inovadores na busca de soluções para os diversos problemas propostos.
Não deixe, então, de praticar o "algebrismo", abusando do uso de fórmulas e regras que agilizam os cálculos, sem esquecer de ler, com muita atenção, todos os enunciados (por mais longos que sejam), anotando os dados numéricos e relações matemáticas fornecidas em sua totalidade para traçar a melhor estratégia algébrica para a esperada resolução.
Sugiro ainda a resolução do máximo de questões de vestibulares anteriores da instituição desejada. Além de diminuir o tempo gasto nos cálculos, traz tranquilidade na hora da prova. Outra dica bastante salutar é "descansar" das questões pesadas, resolvendo passatempos de"lógica", como "Sudoku", e as conhecidas palavras cruzadas, que trazem diversão, prazer e agilidade de raciocínio.
Bons estudos e boa prova!
Genildo Marinho
(Coordenador de Matemática)