Publicada em: 16/05/2013
O número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 2.379.125. O balanço, divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (16/5), levou em consideração os cadastros feitos até as 16h30.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram às 10h desta segunda-feira (13/5) e vão até 27 de maio. Os candidatos podem se inscrever pelo site sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Para fazer a inscrição é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. A taxa é de R$ 35 e pode ser paga até 29 de maio.
Podem fazer a prova estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, e também aqueles que querem apenas treinar. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também é requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão ter os documentos que comprovem a renda.
O participante que precisar de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, durante o dia.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazer a prova para obter o diploma de conclusão dessa etapa do ensino. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
Fonte: Eu Estudante