Neste último sábado, 8 de junho, as três unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci foram tomadas pelo clima de arraial. Batizado de “Arraiá do Cerrado”, o evento contou com uma bela decoração temática, comidas típicas, brincadeiras tradicionais, quadrilhas e muitas outras atrações, que fizeram da noite uma grande festa para todas as idades.
Mas além de ser um momento de diversão e descontração para os alunos e suas famílias, a Festa Junina do Leonardo da Vinci também contou com uma atividade que, além de ter cunho didático, foi pra lá de gostosa: os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberam a missão de vender doces, além de se divertem bastante durante a festa. Muito bem caracterizados em seus trajes caipiras, os pequenos circulavam com cestas recheadas de guloseimas, como cocadas, paçocas, doce de leite e de amendoim.
Para Rafaela Atta, mãe de Letícia, aluna do 2º ano, a venda dos doces agrada as crianças, pois ajuda no projeto cofrinho e dá a oportunidade para que elas conversem com outras pessoas. "Além disso, a atividade estimula o lado empreendedor das crianças, demanda muita responsabilidade para lidar com dinheiro e faz com que elas exercitem a matemática na hora de calcular o troco”, comenta.
Na Unidade Sul, as amigas Bárbara da Silva Alexandre, Maria Clara Rocha de Medeiros Albuquerque e Ana Clara de Mendonça Maia, do 5º ano, foram vendedoras muito empenhadas. Bárbara explica melhor o motivo de todo esse empenho: o dinheiro arrecadado com as vendas será investido em um passeio especial ou atividade diferente para as crianças no fim do ano. “Acho muito legal poder interagir com as pessoas e conhecer mais gente”, afirma Maria Clara. “Além disso, podemos praticar um pouco da matemática”, complementa Ana Clara.
Outro ponto alto da festa foram as apresentações de quadrilha que envolveram todos os presentes. “Desde o começo dos ensaios para a dança, a Letícia já estava envolvida e dançava e cantava o tempo todo lá em casa, ansiosa pela festa. Ela fica super feliz quando pode se apresentar e mostrar o trabalho que eles prepararam para o dia da festa”, conta Rafaela. Após a apresentação das crianças, houve uma quadrilha aberta ao público, onde puderam participar professores, funcionários, pais de alunos e os demais presentes.
“O evento é bom porque reúne a família, e podemos brincar juntos. Este ano todos dançamos quadrilha, não só a Letícia, e foi super divertido”, complementa a mãe.