Na última sexta-feira, dia 28 de junho de 2013, os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci fecharam majestosamente o semestre com as apresentações da edição de 2013 do Desafio Vinci, um projeto da escola que trabalha interdisciplinaridade, promovendo a integração das atividades pedagógicas. Nesta edição, a temática principal abordou os objetivos do milênio da ONU, com o lema “8 jeitos de mudar o mundo”. Cada turma escolheu um subtema atrelado ao principal.
E as escolhas dos temas foram tocantes, atuais e reveladoras. Entre eles, o fim da miséria, os protestos que tomaram as ruas do Brasil nas últimas semanas, a violência e o preconceito contra a mulher. Para Dayane Perez Avila, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da Unidade Norte, as apresentações surpreenderam muito na maturidade e na complexidade com que foram realizadas.
“As mensagens que eles estão conseguindo passar acerca do tema proposto realmente tocaram os espectadores e os jurados, superando as expectativas da organização”, afirma a professora Dayane, salientando que o mesmo ocorreu nas apresentações realizadas na quinta-feira (27) pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio das três unidades.
Para que tudo saísse como planejado, os alunos contaram com a ajuda de um Professor Conselheiro, para conversar e analisar as necessidades de cada grupo. “Todos têm que se dedicar e se empenhar. Há uma somatória de pontos para a turma. Meu papel é ajudar na divisão de grupos, na orientação e aconselhá-los com relação à participação, ao compromisso e dedicação pelo melhor resultado possível”, informa o Professor de Educação Física e conselheiro do 6º ano na Unidade Sul, Tiago Bernardes.
Segundo a Coordenadora, o projeto é muito esperado, pensado e organizado com carinho pela direção e equipe técnica pedagógica para ser um momento diferente na escola, lúdico, mas sem perder o cunho pedagógico. “É um momento onde os alunos podem se expressar de outras formas, trabalhando outras competências e habilidades, já que temos alunos com a veia artística muito elaborada”, reforça a professora Dayane. Durante o projeto, os alunos têm a criatividade incentivada com o desenvolvimento da representação, da comunicação e da contextualização cultural.
Maria Clara Andrade, da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Norte, é uma prova de que todos os resultados esperados pela coordenação são sim alcançados e percebidos pelos alunos. “É tudo muito corrido, estamos ensaiando há 2 meses, todos os dias de 14h às 17h, mas no final vale muito a pena. Eu acho muito legal, pois fugimos do comum da escola que é matéria atrás de matéria. Com o Desafio, reunimos todas as coisas em uma dinâmica diferente, que dá mais vontade aos alunos de participar. Se fosse para estudar para prova não daria tanto ânimo”, comenta. Para ela, outro ponto importante também é a união que o projeto promove entre os colegas de turma e também com professores.
Os professores também se envolvem, e alguns até participam da apresentação. Essa aproximação do aluno com o professor, explica a Coordenadora Dayane, gera um resultado muito significativo no trabalho realizado em sala de aula, porque o professor conhece o aluno em um outro momento e o aluno passa também a conhecer o professor fora do cotidiano e da rotina da sala de aula e do puro conteúdo o que, para ela, traz resultados positivos para o desempenho pedagógico.
Assim o Desafio Vinci 2013 mais uma vez atingiu seu objetivo: o de melhorar as relações sociais, desenvolver as habilidades culturais por meio da elaboração e execução de atividades, peças teatrais, dança e obras musicais, estimulando o trabalho em equipe. A turma vencedora de cada série será homenageada por seu desempenho com uma placa virtual com a foto da turma.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS