No último sábado (27), novos funcionários do Centro Educacional Leonardo da Vinci participaram do Curso do Modelo de Gestão Escolar de Qualidade, uma das ações propostas dentro do Programa de Qualidade do Leonardo da Vinci, o Qualivinci. O encontro, além de dar boas-vindas, acolher e integrar os novos colaboradores, apresenta toda estrutura e funcionamento do Leonardo da Vincie da entidade mantenedora da instituição.
Ao longo da manhã, os professores, funcionários e educadores acompanharam as palestras dos professores Jorge Abdon Manzur Ismael e Dalvo Cardoso de Oliveira.
O curso foi dividido em duas partes. A primeira, exposta pelo professor Dalvo de Oliveira, abordou o “Modelo de Gestão Escolar de Qualidade do Leonardo da Vinci”, apresentando toda a estrutura, direção, planejamento e projeto estratégico desenvolvido pela escola. Todas essas ações resultam em uma instituição de ensino completa e integrada que proporciona ao aluno um ambiente agradável de aprendizado. Na segunda parte, “Desempenho Escolar e Formação Ética dos Estudantes”, o professor Jorge Manzur, em clima descontraído, contou os desafios superados por ele e pelo professor Dalvo para a construção da escola.
O professor Jorge Manzur abordou pontos de extrema importância para os educadores, como o bom preparo que o professor deve ter para repassar conhecimento aos alunos; ser apaixonado pela profissão; saber conquistar os alunos com a matéria e prender a atenção de todos; e não menos importante, ter um perfil de líder em sala de aula.
O professor ressaltou também a figura do Inspetor de Disciplina. “Esses profissionais são os responsáveis por manter a ordem nos corredores e pátios da escola. Eles sempre ficam atentos à segurança, ao comportamento dos alunos, aos objetos esquecidos e ao patrimônio da escola”.
Recentemente contratada, a professora do 4º ano do Ensino Fundamental da Unidade Taguatinga, Kátia Cristina Oliveira, falou sobre a importância em participar do curso. “O curso foi esclarecedor em vários pontos. Percebi que é fundamental a nossa participação, primeiro para conhecer a história da escola e segundo pela interação com os novos colegas de trabalho”, relatou.