Publicação: 17/08/2013
Otávio Borges Maia lança, em parceria com o escritor Tino de Freitas, um vocabulário ambiental para crianças
Para esclarecer conceitos sobre clima, energia, polui ção, sustentabilidade e biodiversidade, o analista em ciência e tecnologia Otávio Borges Maia, em parceria com o escritor Tino Freitas e várias crianças, escreveu o Vocabulário ambiental infantojuvenil(VAI), lançado em junho deste ano. A configuração do livro segue assim: são 100 verbetes com explicações científicas formuladas pelo autor, conceitos lúdicos preparados por Tino Freitas e ilustrações de crianças.
Otávio Maia acredita que o público infantojuvenil é mais receptivo a novas ideias, e que a publicação é uma sementinha plantada. Ele assume que desde pequeno é ligado à natureza e que dos conceitos apresentados na obra, o da Carta da Terra pode ser o mais importante. É a definição que encerra o livro e resume a preocupação que o VAI tem em despertar o interesse das crianças por esse assunto.
E como o meio ambiente é o assunto da vez, o Super! conversou com alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci para entender a relação da criançada com o local em que vivem. Carolina Bretas, de 11 anos, contou para nós que é amiga da natureza. “Na minha quadra, tem muito verde e lá em casa fazemos coleta seletiva, separando o lixo seco do orgânico”. Laís Brigolini falou que os familiares tentam reciclar lixo em casa, mas ela fica desconfiada quando pensa no destino final dos resíduos: “A gente separa o lixo seco e faz adubo com o orgânico. Mas acho que o resto vai para o caminhão que mistura tudo”, reclama.
Na prática, os estudantes entendem bem a linguagem ambiental. Mas alguns conceitos são difíceis de entender! Que tal dar uma sugestão sobre o que é evapotranspiração? “É quando a água dos rios evapora, vai para as nuvens e cai em forma de chuva ou neve”, sugeriu Akyel. Júlia Rocha, de 10 anos, foi direto ao ponto: “Parece que pode ser evaporação e transpiração juntas!”. E não é que ela estava certa? No livro, o conceito dado por Tino fala que “não é só a gente que transpira”, e que o calor é responsável por fazer o solo e as plantas perderem água em forma de vapor.
Diversas palavras atraíram a atenção da turminha. Ao falar de reflorestamento, por exemplo, a galera deu explicações nota 10! “Pela palavra, acho que é quando a gente reaproveita da planta”, disse Ana Vitória, de 10 anos. Mas na hora de falar o que é Índice de Desenvolvimento Humano, recorreram ao vocabulário.
Fonte: Caderno SUPER! do Correio Braziliense