Publicação: 08/11/2013
A menina que já tem nome de campeã, Giulia Frazão Rodrigues da Cunha, nasceu em Brasília em 1997. Está no primeiro ano do Ensino Médio, no colégio Leonardo da Vinci, e estuda inglês na Casa Thomas Jefferson. “Comecei a montar aos nove anos, inspirada em minha prima amazona de grande renome em Salvador, Manuela Cunha. Ela me apresentou o esporte durante uma viagem à capital baiana, Salvador” conta.
O amor pelos animais…
E pelo esporte. De família de fazendeiros, desde pequena Giulia já gostava de montar ao visitar as propriedades do avô, sempre acompanhada do pai, o empresário Márcio Rodrigues da Cunha. De lá para cá, sabendo misturar com inteligência as aulas na escola e os treinos no hipismo, Giulia foi se entusiasmando cada vez mais, contando sempre com a grande companheira, a mãe, Simone Frazão Rodrigues da Cunha.
Chegou o grande dia!
Aulas, instruções do treinador, vivenciando o ambiente da hípica, montada em Luna, em 2007 a amazona saltou pela primeira vez, 20 cm. Persistente, disciplinada e segura de estar fazendo o que mais queria na vida, a menininha seguiu seu caminho, sempre ambicionando melhorar e saltar cada vez mais alto, no comando de seus companheiros de trabalho e de jornada.
Três amigos
“Hoje tenho três cavalos: o Najo, um puro sangue inglês, a Jade, uma anglo-árabe e uma brasileira de hipismo, a Irlanda. Corajosa e segura, a aparentemente frágil amazona confessa que sentiu medo de saltar em triplo, “depois que tomei uma bicicleta (queda) no último Campeonato Brasileiro.
Vencer e vencer Acumulando medalhas e troféus, em2008 foi Vice-Campeã Brasileira na categoria Escola Iniciante, saltando 60 cm. Tornou- se Campeã Brasiliense e Campeã por Equipe Escola Iniciante 2012 amazonas B, já saltando um metro, Vice-Campeã Brasilense e Campeã Brasileira por equipes.
Fonte: Correio Braziliense (27/10/2013)