Publicação: 18/12/2013
Realizar o sonho de crianças carentes foi um dos objetivos do “Projeto Cofrinho”, do 1° ano D, Unidade Taguatinga, que se encerrou no último fim de semana. E, por conta do dinheiro arrecadado pelos alunos ao longo do projeto, duas meninas de Águas Lindas tiveram o sonho de ganhar do Papai Noel as bonecas Monsterrai e Barbie realizado.
O "Projeto Cofrinho" acontece durante o segundo semestre do ano letivo, com alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Os alunos do 1º ano D juntaram o dinheiro e, no final, decidiram adotar uma carta do programa dos Correios e fazer uma criança carente feliz neste Natal. Inspirados no clássico da Disney Alladin, eles se motivaram, foram ao mercado fazer pesquisa de preço e compraram os presentes junto com a professora Carina Ottoni Espindola ("Cacau").
Segundo a professora Cacau, foram dadas várias opções para a utilização do montante de R$ 208,00, valor arrecadado, como o aluguel de brinquedos infláveis e ida ao cinema ou a um rodízio de pizzas. Mas, a maioria dos alunos decidiu pela adoção da cartinha. Para o aluno Isaque Carlos Farias, o projeto ensinou importante lição sobre o uso consciente do dinheiro, além da experiência de ir ao supermercado consultar os preços dos presentes. Já a mãe dele, Laís Êmille Carlos Farias, destacou que o filho aprendeu o valor das coisas e a como lidar com o dinheiro. “Sem contar a causa social, alcançada com a doação do presente”, acrescentou.
Para a coordenadora pedagógica do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Unidade Taguatinga, Profª. Paula Christine Pereira de Almeida, o objetivo do projeto é mostrar para as crianças que poupando elas podem conseguir o que querem. “No fim do ano, muitas turmas reveem o que podem fazer com o dinheiro arrecadado, uma vez que nem sempre alcançam o resultado esperado. Assim, entendem a mensagem de que realmente deve haver esforço e ajuda coletiva do grupo”. Paula ainda ressaltou que o projeto permite que os alunos conheçam as cédulas e as moedas.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS