Além de uma vida saudável, a prática esportiva é mestre em desenvolver habilidades socioemocionais, como disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe - importantes para o sucesso escolar e para a vida.
No esporte, é preciso se dedicar, dar tudo de si, esperar o melhor e sepreparar para o pior. É por isso que muita gente costuma dizer que o esporte é uma grande metáfora da vida e que a prática esportiva vai muito além de campos e quadras.
A vivência esportiva é uma poderosa oportunidade para a Educação. Habilidades necessárias aos esportistas, como raciocinar, exercitar a memória e compreender situações, linguagens e estratégias ajudam na aprendizagem em sala de aula, mas os benefícios também são sociais e emocionais. "O esporte bem conduzido pode ser um instrumento de formação da personalidade e docaráter das crianças. E o melhor: de maneira prazerosa", diz o professor Roberto Rodrigues Paes, professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. No futebol, por exemplo, aprendemos a importância do trabalho em equipe, do controle emocional, da disciplina, da perseverança - habilidades importantes não só para o sucesso escolar, mas para a vida, e cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Diferente do que normalmente ocorre numa sala de aula, a prática esportiva chama a criança para se expôr ativamente. Uma coisa é um aluno acima do peso ouvir um discurso sobre obesidade sentado na cadeira, outra participar de corrida. "Com o esporte, essa criança se expõe não só para o outro, mas para si mesma. Quando vive sua obesidade na prática, tem uma percepção mais clara dela", explica o professor João Batista Freire, livre docente pela Unicamp e referência em pedagogia da Educação Física.
Ao se mostrar e se posicionar, as crianças revelam a sua personalidade de maneira espontânea. Um garoto tímido pode explodir em um jogo e tornar-se agressivo. "A aprendizagem do esporte não é só física. É social e intrapessoal também", diz Paes. Ao conhecer melhor seus alunos, o educador tem a chance de intervir e propor maneiras para desenvolvê-los! "A expectativa é a de que, terminada a aula, esse aprendizado, que é sociomoral, emocional e cognitivo, transponha a quadra, o campo, a piscina, a pista e se incorpore na vida privada e pública do aluno", resume o professor do Departamento de Ciências do Esporte na Universidade Estadual de Londrina, Wilton Santana.
Veja os benefícios socioemocionais do esporte:
- Aprender a trabalhar em equipe
- Lidar melhor com as derrotas
- Aprender a não se vangloriar
- Ter mais disciplina e responsabilidade
- Desenvolver controle emocional
- Ter mais criatividade
- Ser mais sociável