Confira abaixo os temas da ONUVINCI 2014:
Para uma melhor visualização, clique aqui.
ENSINO FUNDAMENTAL
1 – Conselho de Segurança das Nações Unidas I – (90 vagas) – 2 turmas
Tema – Os povos sem Estado
Diversos povos, nos dias de hoje, não se sentem parte dos países onde se localizam geograficamente, por razões culturais e históricas. Esses povos sao oprimidos violentamente e muitos deles lutam contra tal opressao. O problema é bem mais significativo que a mera inexistencia de um Estado, pois estende-se à falta de representac?ao política de certos povos e culturas, que pode ocorrer por diversos motivos. Como pode ser garantida a legitimidade desses movimentos sendo que ha? violencia, até com ataques terroristas, por parte dessas minorias? E como garantir que, com a criac?ao de novos Estados, havera? uma democracia que garanta a representação dos povos? Venha buscar novos horizontes e oferecer para esses povos soluções para o respeito e a paz.
2 – Conselho de Segurança das Nações Unidas II – (90 vagas) – 2 turmas
Tema – A primavera árabe: desdobramentos no Egito e na Síria
O Egito, um dos primeiros países que aderiram aos protestos, inspirados pelo que ocorreu na Tunísia – A Primavera Árabe - foi marcado pela luta da população contra a longa ditadura de Hosni Mubarak. Na Síria, os protestos começaram em março de 2011 e foram classificados como Guerra Civil pela comunidade internacional. A luta é pela deposição do ditador Bashar Al-Assad, cuja família encontra-se no poder há 46 anos. Venha ajudar a solucionar os problemas da falta de democracia, da corrupção e do declínio econômico nesses países.
ENSINO MÉDIO
1 – United Nations Security Council – (42 vagas)
Tema A – The current uprisings and international crisis in Egypt
Ondas democráticas atingiram o mundo no século XX. Mas, aparentemente, apenas agora no século XXI o Egito foi avassalado por uma onde de protestos que desejam aumentar os direitos dos cidadãos frente a um Estado totalitário. Venha participar da reconstrução da democracia nesse país sendo um dos membros do Conselho de Segurança da ONU.
Tema B – The imminence of a war in Syria.
A Síria foi um dos países mais problemáticos dentro da Primavera Árabe desde o início de sua insurreição em março de 2011. O governo vem reagindo cada vez mais de forma ditatorial frente aos protestos, sendo comum denúncias de tortura e prisões arbitrárias. O povo clama por justiça e pelo direito à sobrevivência. A ONU passa a ter para essa população um grande papel nesse momento, uma vez que os cidadãos não têm mais a quem recorrer. Venha ser um membro do conselho que poderá influenciar decisivamente o futuro dessa nação.
2 – Banco Mundial – (45 vagas)
Tema – A revisão da Iniciativa de Alívio de Dívida para Países Pobres Altamente Endividados.
Mundialmente é certo que o acesso ao crédito é fundamental para o desenvolvimento de todos os países.
Contudo, por adversidades ou má administração, muitas vezes nações se endividam e não conseguem honrar seus acordos. A saúde, a educação e a segurança de algumas nações dependem, quase que exclusivamente, do capital estrangeiro. Entretanto, nações fornecedoras de capital afirmam que cumpriram com sua parte no acordo e, de forma honesta e legal, desejam receber o capital que foi investido de volta com os juros acordados. Venha ser um país credor, endividado ou neutro e tente solucionar uma questão de suma importância para a economia internacional contemporânea.
3 – Conselho de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CCTD) – (45 vagas)
Tema – Espionagem Governamental em Civis “A NSA e a comunidade de inteligência em geral estão focadas em conseguir inteligência onde quer que seja e de qualquer maneira. E acreditam estar servindo ao interesse nacional”, afirma Edward Snowden. A sociedade da informação oferece riscos de invasão de privacidade jamais vistos ou imaginados. Cabe ao CCTD a criação de regulamentações visando que empresas, usuários e governo cheguem a um consenso sobre até onde cada um pode ir em assuntos relacionados à espionagem. Venha criar as regras para espionagem que poderão um dia regular a sua vida!
4 – Câmara dos Deputados – (45 vagas)
Tema – A Reforma Política
“A reforma política pode ser entendida, de forma mais restrita, como a reorganização de regras para competições eleitorais periódicas, tal como tem sido o caso no Brasil pós-democratização, ou pode ser entendida, também, como uma reorganização mais ampla do sistema político brasileiro” [AVRITZER e ANASTASIA, 2006]. Neste ano eleitoral, venha mudar os rumos de nossa nação, sendo um deputado por alguns dias em nossa simulação.
5 – Supremo Tribunal Federal (STF) – (70 vagas) – 2 turmas
Tema – A Revisão da Lei de Anistia
O Supremo Tribunal Federal é o mais alto órgão do Poder Judiciário, e a ele compete, precipuamente, a
guarda da Constituição, conforme definido no art. 102 da Constituição Federal. Após a ditadura militar, diversos manifestantes e políticos foram considerados criminosos e condenados por suas ações. Com a lei da anistia, exilados políticos poderiam retornar ao país e presos políticos seriam libertados. Contudo, tal lei, promulgada na gestão do presidente Figueiredo em 1979 – período da ditadura militar no Brasil –, também perdoava os militares por qualquer ação que tivessem realizado nesse período. Após mais de 30 anos, essa questão continua polêmica e será debatida em nossa simulação do Supremo Tribunal Federal. Venha ser um advogado buscando a justiça acerca da Lei da anistia.
6 – Agência de Comunicação – (20 vagas)
Aprenda como é redigido um jornal e faça a cobertura real dos comitês da simulação. Venha ser um
jornalista da vida real.
COMITÊ ESPECIAL DE EX-ALUNOS
1 – Os Tratados de Vestefália – (42 vagas)
A Paz de Vestfalia, que também é conhecida como Tratados de Münster e Osnabrück, é por muitos
considerada o marco zero das relações internacionais contemporâneas. Isso se dá não somente pelo fato de terem sido esses tratados os responsáveis por forjar o conceito de Estado-Nação, mas também por terem surgido, das discussões lá travadas, conceitos cernes do Direito Internacional e das Relações Internacionais tal como os conhecemos nos dias correntes, sobretudo os conceitos de Soberania e de Equilíbrio de Poder.
Venha participar desse importante marco na história ocidental, cujas consequências se fazem sentir ainda
nos dias de hoje.
Equipe de Coordenação
ONUVINCI/2014