No primeiro período do ano de 2014 os estudantes dos 6ºs Anos foram imersos no mundo da magia teatral e os dos 8ºs Anos continuaram vivendo esse belo mundo, pois sua imersão se deu em anos anteriores. É visível o encantamento dos mesmos em relação a essa arte, bem como a participação e envolvimento nas aulas.
Foi solicitado que nos dias 26, 27 e 28/02 – de acordo com a aula de cada turma – fosse apresentado o trabalho da disciplina de Teatro. Nos 6º Anos foi entregue um fragmento do texto: Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, e orientado que montassem o fragmento com a utilização de todos os elementos cênicos, de acordo com a divisão de grupos realizada em sala de aula e suas respectivas responsabilidades. Já nos 8º Anos foi realizada a divisão de grupos em sala de aula e informado que o trabalho seria baseado na técnica de improviso, baseado em temas ou locais. E no dia da apresentação deveriam trazer um adereço ou figurino de sua escolha para auxiliar na composição da personagem.
Segundo Eugenio Kusnet, “O trabalho de teatro é um trabalho em equipe”. E isso foi o que aconteceu em todas as turmas dos 6º e 8º Anos do Colégio Leonardo da Vinci. Foi visível a ansiedade de cada membro dos grupos, as indagações, o desejo de realizar um trabalho de qualidade.
No dia apresentação cada turma se empenhou, deu o melhor de si. Foi perceptível a emoção na face de cada um, o brilho no olhar. Realmente viveram um outro mundo. Um mundo criado por eles próprios. Os risos e as interjeições foram elementos presentes dentre aqueles que formavam a plateia. Cada turma apresentou conflitos reais ou fictícios e mostrou que o teatro realmente não irá desaparecer, reafirmando as palavras de Arthur Miller, “O teatro não pode desaparecer porque é a única arte em que a humanidade enfrenta a si mesmo”.
Através dos seus trabalhos, os estudantes comprovaram o que afirma um dos maiores nomes do teatro, o russo Constantin Stanislavki, “A arte dramática é a capacidade de representar a vida do espírito humano, em público e em forma artística”.
Gostaria de agradecer infinitamente aos estudantes que se empenharam na realização do trabalho e parabenizá-los pelo resultado. Espero que realmente tenha sido prazeroso e educativo, uma vez que o prazer e a educação são objetivos da arte teatral, como afirma João Caetano, “A arte dramática é a arte educativa por excelência”, e para Bertolt Brecht, “O prazer é a mais nobre função da atividade teatral”.
Que as próximas apresentações sejam cada vez mais criativas, participativas, envolventes, emocionantes e educativas. E que o aprendizado seja uma consequência do lúdico na vida do estudante na disciplina de Teatro.
Use sempre o teatro a seu favor!!!
Coordenação pedagógica 6º ao 8º anos
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS