Para que o ler seja uma constante na vida de nossos alunos, estamos desenvolvendo no Ensino Fundamental II um projeto de leitura, para torná-la uma prática circular e infinita: fonte de prazer e de conhecimento. Por meio de aulas semanais, são disponibilizados textos, livros e áudios que possibilitem aos alunos interagirem com a diversidade textual que os circunda e, assim, produzirem imagens sobre o que leem.
Ninguém nasce sabendo ler, aprende-se à medida que se vive, diz Marisa Lajolo, pesquisadora brasileira na linha da história da leitura. E por compartilhar de mesma significação é que não queremos seguir alguns padrões de desencanto de provas, deveres, tarefas e obrigações, mas sim trabalharmos o texto numa perspectiva do despertar do sentido no mundo dos adolescentes, para que ele perceba que a individualidade, solidão e gratuidade são características peculiares da leitura. Alberto Manguel, um escritor argentino, radicado no Canadá, diz que aprendemos nos livros o que é a amizade, o amor, a aventura, a morte, antes de conhecê-los na vida de carne e osso.
E as atividades referentes a essa leitura que fazemos em sala? Partimos para a busca de elementos que contribuam para um ir e vir mais intenso entre texto e aluno, para que inspiração e conhecimento levem o adolescente ao mundo da intertextualidade e que ele compreenda a interpretabilidade da linguagem de que os textos são constituídos. São esses fazeres que permitem a cada leitor tornar-se sujeito de sua leitura, em uma espécie de reescrita significante daquilo que o autor, ao escrever, deixou como silêncio.
Por essas possibilidades criadas pelos autores é que Carlos Drummond de Andrade, consagrado autor brasileiro, sugeriu que se perguntasse: trouxeste a chave?
Dessa forma trabalhado, garantimos que prazer e aprendizagem estejam atrelados à leitura e contribuímos para a disseminação de que o conhecimento ajuda as pessoas a acreditarem em sua capacidade de sentir e ser gente, a fazê-las repensar seus valores e entender que a ampliação do conhecimento é indiferente à riqueza material.
Referências:
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo: Ática, 2000.
Walty, I. L. C.; FONSECA, M. N. S.; CURY, M. Z. F. Palavras e imagens: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Walty, I. L. C.; CURY, M. Z. F. Textos sobre textos. Belo Horizonte: Dimensão, 1999.