Não importa se o curso é da área de humanas ou de exatas. Em quaisquer dos casos, saber matemática é uma exigência comum. O segundo fascículo da série Correio Braziliense no Enem aborda o tema e dá mais uma contribuição aos que se preparam para as provas.
Única disciplina a ter prova exclusiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), matemática é o tema do segundo fascículo da série Correio Braziliense no Enem. Com 5h30min de duração e 45 questões de múltipla escolha, a avaliação será realizada em 9 de novembro, com a prova de linguagens, códigos e tecnologias e com a de redação. “Matemática corresponde a 25% da prova objetiva, logo, é uma disciplina que exige atenção do candidato. Desde que o Enem passou a ser porta de entrada para universidades federais, as questões têm se tornado mais complexas”, diz o primeiro-sargento Ronan Gomes de Amorim, coordenador de matemática do Colégio Militar Dom Pedro II.
O docente destaca alguns temas recorrentes na prova. “As questões costumam ser contextualizadas, trazem assuntos do cotidiano do candidato. Estatística, matemática financeira, gráficos e funções, aplicados ao dia a dia, aparecem bastante no exame.” Outro aspecto destacado por Amorim é o tempo que os participantes terão para fazer a prova. “O aluno tem cerca de três minutos para resolver cada questão, então é preciso ficar atento”, alerta.
O professor de matemática Auris Rafael Inácio, do colégio Leonardo Da Vinci, concorda. “Costumo orientar os alunos a resolverem questões em testes anteriores à prova marcando o tempo.” Inácio destaca ainda que os candidatos devem se concentrar nas questões mais fáceis. “É melhor ir pulando as perguntas mais difíceis e voltar a elas no final”, recomenda. Entre as particularidades do Enem, está a restrição do uso de calculadora. Auris dá a dica: o candidato deve estudar sem a ajuda do instrumento. “Fazer as quatro operações básicas da matemática está entre as competências cobradas pelo exame (veja quadro), então o aluno deve estudar sem a calculadora”, diz.
Preparação
Heloísa de Lima Antunes, 18 anos, pretende ingressar no curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB) ou da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com a nota do Enem. “O fato de existir uma prova só de matemática tem um lado bom e um ruim. A matéria é essencial para todas as áreas, mas é cansativa. Um aspecto positivo é que isso te disciplina a estudar mais”, diz. A aluna, que está fazendo cursinho, tem dado atenção especial à trigonometria. “Sempre cai muito e eu não vou muito bem, por isso tenho estudado mais essa parte”, afirma.
Para Flávia Daniela de Souza Pantoja, 19 anos, a nota de matemática pode fazer diferença na seleção de aprovados. “Quero fazer um curso de humanas, que é publicidade. Mas, se eu não for bem em exatas, os candidatos que tirarem boas notas nas duas áreas vão ficar na frente”, diz a jovem, que pretende entrar na UnB. Na opinião da estudante de 3º ano Marina Cristina Ribeiro Vieira, 17, quem deseja fazer graduação em ciências exatas deve se dedicar mais ainda a essa parte da prova. “Quero fazer engenharia civil, tenho de saber tudo de matemática!”, brinca. A aluna acredita que a restrição ao uso de calculadoras na prova é útil. “Isso obriga o aluno a aprender conteúdo, além das fórmulas”, acredita.
O que será cobrado
» Construir significados para números naturais, inteiros, racionais e reais
» Utilizar conhecimento geométrico para realizar leitura e representação da realidade e agir sobre ela
» Construir noções de grandeza e medidas para compreensão da realidade e solução de problemas do cotidiano
» Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano
» Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas e técnico-científicas, usando representações algébricas
» Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação
» Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística
Fique atento
Material de estudo
Já está disponível no site do Eu, estudante uma videoaula sobre o fascículo de Matemática e suas tecnologia. Nesta edição, o caderno impresso já trouxe o gabarito comentado. No entanto, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, respostas e comentários devem estar disponíveis exclusivamente pela internet, também no site do Eu, estudante. O fascículo da semana que vem será sobre Ciências da natureza e suas tecnologias.
Fonte: Eu, estudante