Mais de 6,2 milhoes de candidatos participaram do exame, que teve 8,7 milhões inscritos. Notas devem ser divulgadas em janeiro.
O gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado nesta manhã de quarta-feira (12/11) pelo Ministério da Educação (MEC). As provas bateram recorde este ano, com mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo o MEC. No total, 8.721.946 pessoas se inscreveram para a prova em todo o país. As notas devem ser divulgadas em janeiro de 2015, em data a ser definida. Confira os gabaritos:
Provas aplicadas no sábado (8/11)
CADERNO 1 - AZUL
CADERNO 2 - AMARELO
CADERNO 3 - BRANCO
CADERNO 4 - ROSA
Provas aplicadas no domingo (9/11)
CADERNO 5 – AMARELO
CADERNO 6 – CINZA
CADERNO 7 - AZUL
CADERNO 8 – ROSA
O índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame. Quatro provas objetivas foram aplicadas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias), além da redação, que teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”.
O tema da redação surpreendeu todos os participantes. A estudante de 3º ano Júlia Monteiro, 18 anos, ficou impressionada. “Nunca tinha pensado sobre o assunto, mas os textos de apoio ajudaram”, diz. A prova trouxe três textos motivadores: um texto jornalístico que discute se a publicidade infantil deve ser proibida no país, um infográfico sobre regulamentação da publicidade para crianças em outros países, e outro texto sobre a criança como consumidor do futuro.
Onde usar o Enem
Segundo o Ministério da Educação, o desempenho dos participantes é utilizado como critério para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o programa Ciência sem Fronteiras, além do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Fonte: Eu, estudante