Calendário
O processo começa hoje (19 de janeiro) e termina às 23h59 do dia 22 do mesmo mês. A primeira chamada de aprovados sai no dia 26. Os estudantes aprovados terão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição onde passou. E deverá levar os documentos exigidos para a matrícula exigidos por cada instituição. Quem não foi chamado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu e concorrer às vagas do curso que colocou como primeira opção que não tiverem sido preenchidas. A partir de 11 de fevereiro as instituições vão realizar novas chamadas para preencher as vagas.
A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu. Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições. Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve acréscimo no curso de medicina, que passou de 2.925 vagas, na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015. As instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas, cumprindo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012).
O que irei encontrar ao entrar no SISU?
- A entrada será muito similar a realizada no acesso ao resultado no ENEM 2014. É necessário que o estudante porte seu número de inscrição e senha do ENEM. Importante ressaltar que o site do INEP permite o encaminhamento de novas senhas (por e-mail ou SMS) para aqueles que esqueceram as suas.
O primeiro passo é elencar as instituições e cursos que você têm interesse, logo em seguida verifique se essa instituição participa do SISU, aqui você pode encontrar a lista completa (http://sisu.mec.gov.br/cursos)
Ao fazer a consulta no site do Sisu, o candidato consegue obter informações como o número de vagas, o grau, o turno e se é possível entrar por meio de ações afirmativas, como as cotas.
Qualquer estudante pode se inscrever no SISU?
Qualquer estudante que tenha feito a última edição do ENEM e não tenha tirado zero na redação pode participar do processo. Cada universidade tem autonomia para produzir seu cálculo da nota e estabelecer a exigência notas mínimas por prova. O sistema irá avisar com uma mensagem caso um desses requisitos não seja alcançado pelo candidato.
Veja aqui a fórmula estabelecida pela UnB. Página 5 do edital - http://migre.me/obEuC
Como funciona o processo?
O sistema permanece aberto por quatro dias. A plataforma permite que você selecione dois cursos. É possível e recomendável que você avalie até o último dia a permanência de sua opção, podendo fazer a troca assim que avaliar como estratégico e pertinente, a mudança pode ocorrer a qualquer momento ao longo desses quatro dias. Apenas no segundo dia as notas de corte são anunciadas e o estudante já consegue fazer uma análise mais precisa sobre sua possibilidade de aprovação, a última mudança será reconhecida pelo sistema como escolha a ser considerada.
Até o ano passado, o sistema realizava duas chamadas de aprovados no ENEM. Agora, a partir da edição do 1º semestre de 2015, será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
A primeira escolha é o seu curso de prioridade, importante recordar que apenas essa opção será válida na lista de espera. É fundamental ter um plano B, a segunda opção será considerada na 1ª chamada quando a escolha inicial tiver uma nota de corte superior a do candidato. Leve em consideração
a) as notas de corte ainda vão mudar (mesmo após último dia)
b) muitos estudantes podem ter feito inscrição nesse curso como segunda opção ou como treineiros;
c) haverá uma segunda chamada
d) tem ainda a lista de espera, que só vale para a primeira opção de curso. Pode participar dessa lista o candidato não selecionado em nenhuma das duas primeiras chamadas ou selecionado na segunda opção, tendo feito a matrícula ou não - desde que manifeste interesse pela vaga no período indicado para isso.
e) mesmo sendo convocado na 2ªopção, o candidato pode participar da Lista de Espera (exclusivamente com o curso de 1ªopção)
Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato que for selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.
Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção. Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Monitore a nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota no Enem 2014 para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Veja se com sua nota é possível entrar naquele curso. O ideal é monitorar até o final do prazo de inscrição.
E se eu não passar na chamada regular?
Você pode participar da Lista de Espera do Sisu. Para isso, o candidato deve acessar o seu boletim na página do Sisu e manifestar o interesse dentro do prazo especificado no cronograma. Podem participar dessa lista os candidatos não selecionados na chamada regular em nenhuma de suas opções e também os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Mas é importante notar que a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
Como saberei se fui chamado pela Lista de Espera?
A convocação dos candidatos para a matrícula será feita pela universidade para a qual ele se candidatou. Assim, é importante que o estudante acompanhe as convocações junto a essa instituição de ensino.
Bruno Borges
Coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando
*Todas as informações foram adaptadas do site oficial do Sisu e do portal Guia do Estudante.. Para ver a resposta para outras perguntas acesse este link.