No mês de novembro, recebemos a equipe Maker da Casa Thomas Jefferson (nossos parceiros), que passou momentos com os alunos explorando, descobrindo e aprendendo juntos. Atividades diferenciadas do tipo jogar pac man e tocar piano com bananas e cenouras, usando placas do circuito Makey Makey.
Foi um dia de muitas descobertas e encantamento em cada uma das unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
A Casa Thomas Jefferson, parceira da escola há 10 anos, procurou reforçar a questão da importância de associar as atividades maker com o ensino do inglês:
O 'movimento do fazer' tem crescido em uma comunidade global de tinkerers, programadores, designers e educadores, com o objetivo de ensinar, de forma mais interativa e lúdica, uma ampla gama de habilidades digitais e analógicas como programação de computadores, impressão 3-D, eletrônica, costura e desenho. Além das habilidades que adquirem colocando a mão na massa, as crianças aprendem também outras como solução de problemas, dividir as descobertas com os colegas e que o aprender pode ser interessante e divertido."
A Casa Thomas Jefferson, maior centro binacional da América Latina, tendo sido selecionada pelo Departamento de Estado dos EUA, dentre várias outras instituições, pilota uma iniciativa de educação destinada a multiplicar e despertar em nossas crianças e jovens competências e habilidades necessárias para ser um profissional de sucesso no século 21. Esta oportunidade levou a CTJ a integrar-se ao ‘movimento do fazer’ (maker movement), conduzindo em seus Resource Centers atividades maker que promovam o aprender por meio de experiências que despertem estas competências, focando principalmente em habilidades STEAM (Science, Technology Engineering, Arts and Mathmatics), e com isso indo além do ensino da língua inglesa.
Dentro desta proposta, a CTJ está levando uma amostra deste movimento do 'aprender fazendo' também para os alunos de nossos postos avançados. Proporcionando uma oportunidade de despertar o interesse deles para um mundo de novas possibilidades de aprendizado, por meio de experiências interativas.
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