VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS
10/06/2020 10:22

Gestão de Emergências

Programa de Gestão de Emergências

 

Em setembro de 2014, o Centro Educacional Leonardo da Vinci autorizou a implementação em suas unidades do Programa de Gestão de Emergências (PGE). Com uma concepção inovadora e diferenciada, o PGE tem buscado, desde então, abordar as questões de acidentes e incidentes por meio de uma visão sistêmica, integrada por toda a comunidade escolar em prol da preservação e valorização da vida.

Com base nesse princípio,  iniciamos o referido programa com o mapeamento dos riscos e a elaboração de um processo de atendimento eficiente e integrado, em que determinamos níveis de responsabilidades e estabelecemos uma cadeia de atendimentos. Foram analisadas também ocorrências e estudadas todas as ameaças no intuito  de agirmos de forma preventiva.  

Uma equipe de emergências foi montada, composta por 15 pessoas, distribuídas nas três unidades da Instituição, com treinamento avançado de atendimento pré-hospitalar e combate a princípios de incêndios. Todos os agentes possuem curso de Primeiros Socorros RCP e DEA, do National Safety Council, certificação de Brigadista/Socorrista e curso de Socorrista Escolar da Bota Andarilha. Também foram organizadas salas de primeiros socorros nas três unidades, onde as vítimas são monitoradas até a chegada do socorro do Estado ou dos familiares.

Além disso certificamos mais de 1000 alunos em cursos de primeiros socorros, do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, para difundirmos a cultura de procedimentos emergenciais corretos e levarmos para a sociedade uma visão de cuidado em caso de acidentes. Já certificamos mais de 190 colaboradores, a fim de integrar  seus procedimentos e ações com a equipe de emergências.

Objetivando disseminar ainda mais a cultura de cuidado com a vida e de prevenção de acidentes, o PGE já ministrou palestras de primeiros socorros a todos os colaboradores da Instituição e realizou oficina de gestão de emergências para 78 funcionários. Realizou também treinamentos específicos para atuação em situações de parada cardiorrespiratória, adquirindo, para cada unidade, um desfibrilador externo automático.

Para nós do PGE do Centro Educacional Leonardo da Vinci, a vida é um bem incomensurável cuja preservação deve vir sempre em primeiro lugar nas ações de uma instituição.

Luciano Gallo

      Coordenador do PGE

Coordenador Disciplinar

VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS