Com o objetivo de aproximar a comunidade escolar do universo do gênio renascentista que deixou obras primas de arte e ciência, o Centro Educacional Leonardo da Vinci inaugurou, no mês de maio, o Espaço Cultural Leonardo da Vinci, área com mais de 100m2 na Unidade Taguatinga em que estão dispostos 23 protótipos do italiano que inspirou o nome da Escola das Nossas Vidas e que nos serve de inspiração todos os dias.
A exposição permanente é o resultado da aquisição, por parte do Centro Educacional, em 2017, de peças que pertenciam ao Instituto Vinciano Italiano de São Paulo. A mostra conta com réplicas de algumas das visionárias invenções de Da Vinci, como o carro cortador, a balestra, a ponte giratória, o inclinômetro, o bate-estaca e a serra hidráulica – todas construídas a partir de estudos e desenhos deixados pelo gênio, que viveu entre 1452 e 1519.
Um destaque da exposição é o “Homem Vitruviano” – desenho realizado entre 1490 aproximadamente e que representa o ideal clássico da beleza, harmonia das formas, equilíbrio e perfeição. Além disso, a genialidade de Da Vinci também pode ser percebida em 11 quadros que reproduzem a trajetória do italiano na pintura, como “A Monalisa” (em italiano, La Gioconda) uma das pinturas mais famosas do mundo, iniciada por volta de 1503 e concluída alguns anos mais tarde.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS