Nos dias 23 e 24 de setembro, o Leonardo da Vinci colocou a mente criativa de seus alunos a trabalhar em um formato diferente: na maratona de inovação Criathon (junção das palavras "criatividade" e "marathon" [maratona em inglês]) - um evento de curta duração, que reúne vários grupos de pessoas para elaborar uma solução criativa para um problema real.
Foram mais de 70 alunos, professores e mentores envolvidos em dois dias de muita troca, aprendizado e soluções para um objetivo: identificar oportunidades de melhoria no Leonardo da Vinci e criar propostas criativas a serem aplicadas. “O ponto de partida do Criathon deste ano começou em agosto, quando os alunos responderam pesquisa que apontou aspectos que poderiam ser melhorados na escola. A partir das respostas coletadas, foram definidos os desafios”, explica Jonas Borges, um dos mentores do Criathon.
Após o encerramento da pesquisa, a equipe organizadora do Criathon analisou as sugestões apresentadas e selecionou três desafios, que foram referência para as propostas desenvolvidas. No dia do evento, foi sorteado um dos três desafios para cada uma das equipes participantes. “A participação extrapola a simples reunião de alunos, pois cada grupo precisa criar um nome da equipe relacionada à vida e/ou obra de Leonardo da Vinci e uma identidade visual”, complementa Jonas.
Desafio e Vencedores
Na manhã do dia 24 de setembro, as equipes precisaram pensar em uma solução criativa e inovadora para o desafio proposto. Para isso, contaram com o apoio de parceiros do Criathon da Vinci e com a orientação da equipe organizadora, que conduziu os estudantes pelas etapas do evento. “O trabalho de mentoria no Criathon foi fundamental porque, como mentores, conseguimos colocar o aluno em uma posição de protagonismo, em que nosso papel era oferecer o espaço ideal para que a criatividade e as soluções pudessem ser desenvolvidas”, explica o CEO e sócio da startup brasiliense Br.ino, que auxilia escolas educadores a preparar aulas mais tecnológicas e criativas, Victor Rodrigues Pacheco.
A tarde, as equipes fizeram as apresentações das propostas para a banca avaliadora, estruturando suas ideias na forma de um pitch: uma apresentação breve e direta, com o objetivo de “vender” a ideia ou o produto. Além disso, precisaram apresentar um documento digital com solução proposta e justificativas; recursos a serem utilizados; e custos de implementação. A equipe vencedora foi a ULL (União de Líderes do Leonardo).
“Mais uma vez o Leonardo da Vinci foi além e proporcionou aos alunos desenvolvimento nas áreas de trabalho em equipe, criatividade e gestão de problemas. Como se não bastasse tudo o que aprendemos e um dia muito divertido, minha equipe venceu e fomos premiados não só com vouchers, troféus e muito carinho, mas principalmente com a notícia de que a proposta elaborada por nós será implementada demonstrado, assim, que a escola se dedica a escutar e aentender os alunos”, comemora Arthur Cortizo, aluno da equipe vencedora