Abril: mês de lembrar que um abraço é muito melhor que fazer bullying
O último mês de abril foi muito especial para o Centro Educacional Leonardo da Vinci por duas datas distantes entre si, mas com uma mensagem em comum: a cultura da paz. Cientes da responsabilidade de disseminar o incentivo à empatia e ao respeito mútuo, professores e estudantes se engajaram no dia 7, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Com uma série de atividades em sala de aula, pertinentes a cada faixa etária, alusivas à necessária reflexão sobre o respeito e a empatia, os alunos e as alunas puderam externar sentimentos positivos por meio de ações como a dinâmica das pulseiras, cuja entrega deveria ser precedida de um elogio, de uma fala positiva.
“Entendemos a importância e a necessidade de um ambiente escolar sadio, alegre e de respeito. Este é um trabalho contínuo da Escola das Nossas Vidas, em que fomentamos a cultura da atenção e do acolhimento. É muito bonito perceber o quanto uma simples ação pode, realmente, trazer benefícios para todos, professores, alunos e funcionários da Escola. A dinâmica das pulseiras foi ganhando um movimento maior que o esperado”, lembra a diretora executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Ainda em abril, o dia 20 foi marcado por outro grande movimento em defesa da paz no ambiente escolar. Além de o Leonardo da Vinci se cercar de todas as medidas de segurança para garantir a normalidade das atividades nas três unidades, pais e familiares foram convidados a enviar, por intermédio dos estudantes, um símbolo de amizade, solidariedade e cuidado com o outro. A ideia era que, ao chegar à Escola, o aluno ou a aluna fizesse a entrega desse símbolo para um colega, um colaborador ou para quem ele desejasse. “O dia 20 foi um momento que enalteceu o que de bom e de positivo existe nas relações humanas: o carinho, o respeito e a alegria de viver. Foi também uma oportunidade de reforçar que devemos sempre estar atentos, e que a Escola é um lugar seguro, onde os que ali trabalham têm como maior compromisso de vida profissional oferecer a eles um ambiente acolhedor e feliz”, concluiu a diretora Michelle.