Programa do Leonardo da Vinci faz Mapeamento das Emoções dos Alunos O “Para Ser +” prepara o estudante para o reconhecimento e o amadurecimento de sua relação com o próximo e consigo mesmo
O Centro Educacional Leonardo da Vinci tem como um de seus principais direcionadores a compreensão de que uma Escola Feliz é um ambiente acolhedor, compreensivo e que auxilia os estudantes a regularem e a lidarem melhor com suas emoções, uma vez que o principal gatilho da aprendizagem é a emoção. Nesse sentido, a instituição tem desenvolvido, desde 2021, o Para Ser+, programa transversal que objetiva o desenvolvimento socioemocional dos estudantes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. “Se você não estiver regulado emocionalmente, não consegue aprender, porque a atenção e a memória não são reguladas pela cognição, e sim pela emoção”, explica Learice Barreto Alencar, coordenadora e professora do Programa.
Cientistas das Emoções
Inicialmente, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais trabalham cinco emoções básicas: tristeza, alegria, raiva, medo, nojo, chegando a 100 emoções no Ensino Médio. Esse processo auxilia na identificação da melhor forma de expressão e como é possível regular o que sentem. Já no Ensino Fundamental Anos Finais, são trabalhadas as seguintes competências: amabilidade, engajamento com o outro, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional, que é a capacidade de tolerar o estresse e a frustração. Os encontros são quinzenais no Ensino Fundamental.
“A criança sabe quando ela está frustrada? Sabe quais são as emoções que estão por trás da frustração e do estresse? Se ela desconhece, não conseguirá lidar com as emoções. Se não identifica o que ela está sentindo, como vai conseguir explicá-lo? Este é o foco do Programa, primeiro trabalhamos com as crianças para que elas reconheçam as suas emoções. A cada ano, aumentamos quatro ou mais emoções no vocabulário do aluno. Quando os estudantes concluem o 9º ano, o objetivo é que tenham registradas, em seu vocabulário emocional, 74 emoções”, explica. No Ensino Médio, o foco está nas escolhas que os alunos fazem, isto é, no Projeto de Vida, encontros que são realizados a cada quinze dias.
“A longo prazo, esperamos que nossos estudantes apresentem maior nível educacional, relações familiares mais positivas, melhores índices de saúde mental e reduzidos níveis de problema de conduta, uma vez que serão capazes de elaborar suas respostas emocionais”, conclui a coordenadora.
Boletim Socioemocional
Um importante diferencial do Centro Educacional Leonardo da Vinci é a possibilidade de os pais e/ou responsáveis acessarem o boletim socioemocional do aluno, informações que ficam disponíveis na área restrita do site. “Mesmo que subjetivo, por lidamos com questões socioemocionais, o material disponível para os pais/responsáveis na ferramenta é fundamental, porque é uma visão do aluno sobre ele mesmo. Durante a apresentação do boletim, que realizamos de forma remota, tivemos uma adesão muito grande e o interesse só aumenta por parte dos pais e responsáveis, querendo entender melhor como trabalhar esse conhecimento gerado pela Escola”, explica Learice.
Mais sobre o Centro Educacional Leonardo da Vinci
Fundado em 1969, o Centro Educacional Leonardo da Vinci oferece um ensino pautado em ética, inovação, responsabilidade social e ambiental. Do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, temos como finalidade oferecer uma educação plena e de excelência. Acreditamos que a ação de educar envolve o confronto de ideias e a resolução de conflitos, condições fundamentais para que o estudante possa desenvolver-se plenamente e descobrir o que há de melhor em si mesmo e no próximo. Ofertamos aos alunos um projeto pedagógico diferenciado, que permite a formação de cidadãos éticos, competentes, íntegros, solidários, criativos, empreendedores e preparados para enfrentar e vencer desafios, a viver em equilíbrio consigo mesmos, com o ambiente e com o próximo, de forma digna e edificante, por meio do conhecimento e dos exemplos oferecidos pelos nossos professores, equipe técnico-pedagógica, funcionários e diretores.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS