Aconteceu, no último dia 16 de setembro, a XII Simulação das Nações Unidas do Centro Educacional Leonardo da Vinci – ONUVINCI Júnior, projeto pedagógico destinado aos alunos do 6o e do 7o ano do Ensino Fundamental Anos Finais das três unidades. “A ONUVINCI tem como objetivo contribuir, por meio de debates acadêmicos, para o desenvolvimento de habilidades de liderança, oratória e cooperação, bem como para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, explica o supervisor de competente curricular de Geografia e professor de Geografia do Ensino Médio, Murilo Ismael.
A ONUVINCI Jr. é dividida em dois momentos. No primeiro, acontece a preparação, que conta com várias oficinas. “Os workshops visam preparar os estudantes em relação às regras, às técnicas de moderação de debates, aos guias de estudos e às dinâmicas que serão utilizadas. Portanto, para participação no evento, é imprescindível a presença do(a) estudante nesses momentos”, explica Murilo. No segundo momento, temos a culminância do projeto, o evento em si, que conta com sessões de debates ao longo de todo o dia. E, para finalizar o evento, é realizada a tradicional Noite das Nações, momento descontraído, quando os alunos apresentam a cultura do país que representam e celebram, a partir da cultura representada, tudo que foi construído ao longo da ONUVINCI Jr.
Foram mais de 350 estudantes inscritos para as atividades da ONUVINCI Júnior, que ocorreram na Unidade Sul. Entre os temas da edição deste ano, a maior simulação de organismos nacionais e internacionais entre escolas da América Latina abordou, entre outros temas, os avanços e desafios da inteligência artificial, os crimes cibernéticos, a universalização do acesso à saúde e a renovação das matrizes energéticas.