PROGRAMA BILÍNGUE REFORÇA EXCELÊNCIA ACADÊMICA DO LEONARDO DA VINCI
O Centro Educacional Leonardo da Vinci, alinhado à necessidade de preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para um mundo cada vez mais conectado e sem fronteiras, desenvolve o Programa Da Vinci Bilíngue com uma série de ferramentas de apoio pedagógico que visam ao melhor aproveitamento do ensino do idioma estrangeiro na Escola da Sua Vida. Entre elas, estão o “Back to Basics”, “Da Vinci Talks” e “Remedial Work”.
“O Leonardo observou as necessidades que o ensino da língua inglesa exige em sala de aula e criou recursos para atender a essas demandas, buscando o melhor aproveitamento do idioma, respeitando o nível de conhecimento de cada aluno para que todos possam extrair o seu maior potencial. Essas iniciativas são um esforço importante do Leonardo em oferecer excelência, pois buscamos, com todas essas ferramentas, dar consistência para o programa bilingue”, explica a diretora executiva da Escola, Michelle Manzur.
A formação dos professores também é um elemento que merece destaque, uma vez que conta com a parceria do EdiFy Education para as formações contínuas. Outro balizador da qualidade do ensino e da aprendizagem é a recorrente mensuração do nível de conhecimento dos alunos nas habilidades do idioma. “Dentro de uma abordagem comunicativa, possibilitamos o desenvolvimento da fluência e da confiança ao se expressar em uma língua que não é a língua materna”, conclui Michelle.
Os alunos do 4o ao 9o ano com condições de se expressarem em inglês podem usufruir do Da Vinci Talks, uma roda de conversa semanal no contraturno, sem custo adicional para os pais/responsáveis, nas modalidades on-line ou presencial, a depender da série em que o estudante está matriculado. Para atender àqueles que chegam de outras instituições e necessitam de apoio para conteúdos básicos, está à disposição o Back to Basics. Já para a revisão e retomada de pontos importantes em conteúdos já ministrados em sala, existe a opção do Remedial Work, aulas on-line oferecidas aos estudantes do 3o ao 9o ano, também no contraturno.
Todo esse esforço é recompensado nos resultados obtidos nos exames de proficiência de Cambridge. No fim de março, ocorreu a entrega de certificados para mais de 140 alunos em cerimônias realizadas nas três unidades do Leonardo da Vinci. “É uma conquista que demonstra proficiência e habilidade de comunicação no idioma. A cada ano que passa, percebemos um interesse maior dos pais/responsáveis e dos próprios estudantes na certificação”, reforça a professora e supervisora do Programa Bilíngue, Adriana Sousa.