O projeto “Detetive Vinci” é uma iniciativa inovadora da biblioteca do Centro Educacional Leonardo da Vinci, que busca envolver os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio em uma jornada literária repleta de mistérios, desafios e descobertas.
Iniciado em março de 2024 e com duração prevista para até outubro, o projeto tem como tema a literatura de mistério e romance policial, com destaque para as obras de Sir Arthur Conan Doyle, criador do icônico personagem Sherlock Holmes, e da renomada escritora Agatha Christie.
“Ao assumirem o papel de investigadores, os estudantes têm a oportunidade de explorar a riqueza da literatura de mistério e romance policial, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico. Com premiações, atividades envolventes e uma atmosfera imersiva, a gincana despertou o detetive que há em cada aluno, transformando a biblioteca em um verdadeiro cenário de investigação e aventura literária”, explicou o bibliotecário do Leonardo, Jonas Borges de Castro.
Dividida em sete capítulos, cada um com duração de um mês, a gincana ofereceu premiações ao final de cada etapa para o detetive com o melhor desempenho. Até o momento, já foram realizadas duas premiações, reconhecendo o empenho e a sagacidade dos jovens investigadores. Os pontos são o critério para avaliar o desempenho dos alunos, e há quatro atividades na gincana que pontuam:
1. Relatório de Caso. Os alunos são incentivados a escrever resenhas dos livros que pegam emprestados na biblioteca, sendo cada livro considerado um “caso”, e cada resenha, um “relatório”. Os casos são classificados em comuns e confidenciais, sendo os confidenciais aqueles pertencentes a uma lista seleta de obras de Agatha Christie e Conan Doyle, cujos relatórios valem mais pontos.
2. Coleta de Evidências. Uma atividade de validação de leitura, em que parágrafos aleatórios de livros selecionados são disponibilizados no site com palavras faltando. Os detetives precisam completar essas lacunas, mas só conseguirão fazê-lo se lerem o livro correspondente.
3. Enigmas. Semanalmente, um novo enigma é lançado no site do projeto, desafiando os alunos a solucioná-lo dentro do prazo estipulado. Os enigmas sempre fazem referência ao fascinante universo da literatura de mistério e seus renomados autores.
4. Investigação. Cada capítulo apresenta uma investigação a ser resolvida por meio de um jogo on-line de narrativa ramificada. Os alunos, atuando como detetives, exploram a cena do crime, coletam pistas e cruzam informações para desvendar o mistério. As investigações se passam em Londres, e os estudantes contam com o auxílio de um mapa, um diretório da cidade e jornais expostos no mural da biblioteca.
Para enriquecer a experiência da gincana, a biblioteca adquiriu uma nova coleção de livros de Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, que tem atraído a atenção dos alunos. A escolha desse gênero literário se deve à sua capacidade de instigar a curiosidade e prender o leitor até o final, conquistando facilmente o gosto popular. Além de promover a leitura, o objetivo da biblioteca é proporcionar aos alunos o contato com uma literatura que talvez muitos nunca tenham explorado antes, fisgando-os com obras cativantes.