Alunos homenageiam os 55 anos do Leonardo com biografia dos fundadores da Escola
Dentro das atividades alusivas ao aniversário do Centro Educacional Leonardo da Vinci, desenvolvidas em sala de aula, os estudantes do 6º ano trabalharam o gênero textual biografia como parte do projeto “Ler e escrever, que prazer!” com um diferencial: uma entrevista cheia de emoção e lembranças com os mantenedores da Escola da Sua Vida, professores Jorge Manzur e Dalvo Cardoso de Oliveira.
Para coletar as informações necessárias para a produção dos textos, os alunos elaboraram várias perguntas e tiveram, para cada Unidade do Leonardo, um momento muito acolhedor durante as entrevistas com os responsáveis diretos pela existência da Escola da Sua Vida. Foi um momento ímpar, em que os alunos puderam conhecer uma história linda e pautada em trabalho sólido, consistente e de excelência. Nosso sentimento é de orgulho e gratidão por fazermos parte de tudo isso. A emoção tomou conta de todos os envolvidos.
“Para mim, foi um privilégio responder às questões dos alunos sobre a minha vida estudantil, familiar e profissional como: onde nasci, onde estudei, qual a matéria escolar e livros preferidos na infância e na adolescência, quando eu casei, quantos filhos e netos, qual a profissão da minha esposa e filhas, qual o meu esporte preferido, em que ano comecei a trabalhar no Leonardo da Vinci, quais as funções que exerci ao longo de 55 anos e qual o meu legado como educador para as próximas gerações. Ao final das entrevistas e, após a sessão de fotos e autógrafos, recebi com muito carinho pinturas de como eles veem a mim e ao professor Jorge”, lembrou o professor Dalvo.
“Foi uma experiência maravilhosa. Fizeram perguntas sobre a Escola, sua fundação e trajetória. Também sobre a minha infância e minha vida pessoal. Impressionante o comportamento e a educação deles, ficaram silenciosos e interessados durante minhas respostas. Muito organizados na sequência das perguntas. Aproveitei a oportunidade para falar sobre valores, disciplina de estudo, importância de perseguir o conhecimento e tentei estimulá-los pela leitura, mostrando o quanto ela é importante e o que ela nos proporciona. Para mim foi uma alegria enorme num momento ímpar”, concluiu o professor Jorge.
Projeto “Ler e escrever, que prazer!”
O projeto “Ler e escrever, que prazer!” é desenvolvido desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até os demais segmentos, possibilitando inúmeras e variadas oportunidades de aprendizagem e de situações que despertem a curiosidade e o interesse pelo universo da leitura. Para isso, o projeto possui três pilares fundamentais. A Leitura Compartilhada – leitura diária logo no início da aula; a Ciranda de Livros, por meio da qual a criança participa, ao longo do ano, de um rodízio de leituras, e os Projetos de Leitura e de Escrita sobre os livros literários, também durante todo o ano letivo.
As produções escritas, após apreciadas pelo professor, retornam para o aluno, o qual, mediado pelo professor ou em colaboração com os colegas, reflete quanto aos aspectos discursivos e ortográficos do texto em um procedimento que corrobora para o desenvolvimento da habilidade de revisar o seu texto antes da edição final. É com essa seriedade e comprometimento que a Escola da Sua Vida instiga seus alunos-leitores (e também redatores!). Venha ser Da Vinci!