Leonardo da Vinci participa de Mostra Brasileira de Foguetes
Um grupo de alunos curiosos e cientes da importância das experiências fora da sala de aula participaram, ontem (16.05), na Unidade Norte do Centro Educacional Leonardo da Vinci, da tradicional Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), em que são lançados foguetes com garrafas PET e outros materiais.
A iniciativa, que objetiva promover o estudo da Física e da Astronáutica entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio em todo o Brasil, é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
“A MOBFOG estimula a criatividade e o interesse dos participantes pela ciência, tecnologia e exploração espacial. Os participantes são desafiados a projetar e construir foguetes utilizando materiais simples e acessíveis, que são lançados em uma competição que avalia alcance, precisão e criatividade do projeto”, explica o organizador da MOBFOG, Igor Pinto.
Além disso, os estudantes são incentivados a realizar experimentos científicos para compreender os princípios físicos envolvidos no voo dos foguetes, como propulsão, aerodinâmica e gravidade. “A MOBFOG proporciona uma experiência prática e divertida de aprendizado, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico”, reforça o supervisor das Olimpíadas do Conhecimento, Lucihel Costa.
Ao longo dos anos, a MOBFOG tem se consolidado como um importante espaço de incentivo à educação científica e tecnológica no país, contribuindo para formar uma nova geração de talentos nas áreas de ciências espaciais e tecnologia.