O significado do voluntariado no Leonardo da Vinci
Comemoramos, em agosto, o Dia Nacional do Voluntariado. Essa data tem um lugar especial no nosso coração porque tem relação direta com o amor e a solidariedade. Nossos estudantes, desde cedo, conhecem bem esses sentimentos porque são estimulados a verem o mundo com empatia. Ao longo dos anos, são convidados a se engajar em diversas ações que visam o olhar voltado para o outro.
“O voluntariado demanda planejamento, tempo, entrega, ações de arrecadação, controle e gestão. Além disso, é um processo que fomenta a formação de líderes, porque é um movimento que gera experiências e vivências, além do desenvolvimento socioemocional a partir do olhar diferenciado ao cuidado e respeito ao próximo”, explica a diretora-executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Entre os parceiros da Escola da Sua Vida, está o Projeto Irmão Mais Velho, por meio do qual os estudantes vivenciam encontros com crianças e jovens acolhidos em instituições e muitas em processo de adoção no Distrito Federal. Organizado pela ONG Aconchego – Convivência Familiar e Comunitária, o Programa desenvolve com a instituição, há 15 anos, um conjunto de ações visando à convivência comunitária.
Outra parceria de mais de uma década é com Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (ABRACE)/Hospital da Criança. Periodicamente, o Leonardo da Vinci desenvolve ações com os estudantes voluntários a partir do calendário de eventos da entidade, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, com o objetivo de dar apoio às atividades por meio de atividades lúdicas e entretenimento.
“O Leonardo da Vinci é uma instituição que há muitos anos é engajada em atividades solidárias, que apoia e oportuniza a sensibilização dos alunos e famílias por meio de ações de arrecadações de doações em diferentes momentos do ano, destinadas a ONGS que atendem diretamente às comunidades carentes. Ao se envolver em atividades deste perfil, a instituição demonstra o seu compromisso com a comunidade como um todo”, explica a coordenadora de relacionamento - Unidade Taguatinga, Íris Faria.