Produção audiovisual no Leonardo: II Festival de Curtas movimenta alunos do Ensino Médio
Os 55 anos da Escola da Sua Vida também foram celebrados na Sétima Arte com o II Festival de Curtas. Os alunos do Ensino Médio que participaram da disciplina eletiva tiveram seus trabalhos reconhecidos em uma tarde de premiações. As categorias avaliadas foram: melhor filme, roteiro, diretor, ator, atriz, banner/cartaz, melhor trilha sonora e melhor edição. Todas premiadas com 1o, 2o e 3o lugares.
Como funciona
Durante o ano letivo, o Leonardo da Vinci ofereceu, ao Ensino Médio, uma disciplina eletiva sobre Cinema e Curta-metragens. Proposta como parte do Itinerário Formativo, foi ofertada com uma carga horária de 30 horas nas três unidades do Leonardo da Vinci para as turmas de 2a e 3a séries do Ensino Médio.
Objetivos da disciplina
Articular as diferentes disciplinas em torno da produção de filmes por parte dos alunos, trabalhando as diferentes habilidades e competências envolvidas na criação, na articulação de elementos básicos e na fruição de elementos audiovisuais. O tema central foi os 55 anos do Leonardo da Vinci. As aulas foram divididas entre momentos de explanação e atividades práticas.
Áreas envolvidas
De maneira direta, as áreas de História, Português e Artes se envolveram na execução do projeto. Além do contexto da elaboração dos curta-metragens, os alunos puderam conversar com quem realmente está envolvido neste universo. Para a parte de construção dos roteiros, uma oficina de escrita criativa foi ministrada.
Além disso, Júlia Marrocos, aluna do curso de Audiovisual na UnB, juntamente com seu colega de faculdade Eduardo e a amiga e atriz Luiza Sette, conversou com os estudantes em todas as unidades, dando dicas e respondendo dúvidas. Júlia e Luiza são ex-alunas do Leonardo da Vinci.
Ao total, foram feitas 10 produções: sete filmes da Unidade Sul, dois filmes da Unidade Norte e um filme da Unidade de Taguatinga. A cerimônia de premiação foi uma celebração ao trabalho colaborativo e interdisciplinar e também à Sétima Arte!
Confira os vencedores
O filme “Rosa choque” foi o queridinho do público e da academia, faturando todos os primeiros lugares. Além disso, os alunos se inscreveram no festival de cinema do Cine Brasília!
Old School Shit faturou quase todos os prêmios em segundo lugar: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor ator e melhor banner.
Em 3o lugar a disputa foi maior:
Melhor roteiro: Amanhã será outro dia
Melhor direção: Carolina
Melhor ator: Meninas Maldivas
Melhor atriz: Carolina
Melhor banner: Carolina e Meninas Maldivas
Melhor trilha sonora: Carolina
Melhor edição: Carolina, Carmesim e Meninas Maldivas
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS