Leonardo é destaque em diferentes Olimpíadas do Conhecimento
O ano de 2024 foi de grandes conquistas para o Leonardo da Vinci em diferentes competições nacionais, o que reforça o trabalho da Supervisão de Olimpíadas do Conhecimento (SOC), que gerencia a participação nas competições e busca preparar os estudantes de forma eficaz e estimular o desenvolvimento de suas competências.
Na 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), 21 estudantes foram reconhecidos, sendo 10 medalhas de ouro (incluindo a de melhor equipe do DF), 2 medalhas de prata e 8 de bronze. O destaque foi para o 3º lugar nacional com os estudantes Felipe Pastro Bergmann e Isabella Sorensen Barone, que disputaram com participantes de todo o Brasil e se destacaram em um universo de 30 mil inscritos. Na final, em Campinas, concorreram com os 180 melhores do país. Com o resultado alcançado na OBG, o Leonardo da Vinci é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor escola do DF na competição.
Já na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) foram 15 ouros, 12 pratas e 12 bronzes. O saldo é quase três vezes maior do que o do ano passado, quando 14 estudantes do Leonardo foram medalhistas. Na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), foram 1 prata, 2 bronzes e 9 honras ao mérito.
Outra competição que trouxe reconhecimento à Escola e seus estudantes foi a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP Mirim). Foram 95 medalhistas do Leonardo (10 ouros, 30 pratas e 55 bronzes), representando um aumento de quase 240% em relação ao ano passado. Ainda em Brasília, a Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF) rendeu ao Leonardo 1 medalha de prata e 1 de bronze.
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) também foi especial. Em 2024, estudantes do Leonardo conquistaram 2 ouros, 1 prata, 3 bronzes e 1 medalha de honra ao mérito. Nessa Olimpíada, a estudante Mayara Martins, do 9º ano, foi destaque, conquistando o 1º lugar nas competições geral e feminina, na modalidade Programação (Nível Júnior). Ainda, pela sua excelente colocação – junto com a estudante Manuela de Senna, do 5º ano, medalhista de prata em Programação (Nível Júnior) –, Mayara foi convidada e participou da Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp (SP).
Na mesma área, de tecnologia, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), os estudantes do Leonardo conquistaram 3 ouros, 3 pratas, 3 bronzes e 8 medalhas de honra ao mérito.
E não paramos por aí! Na Olimpíada Nacional Feminina de Química (QUIMENINAS), nossa estudante 1º lugar da OBI, Mayara, conquistou medalha de prata e, na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), ela levou honra ao mérito. Ambas competições de alto nível acadêmico.
No total, os alunos-olímpicos do Leonardo da Vinci conquistaram, até o momento (12.12.24), 510 medalhas, o que representa quase o dobro do que foi alcançado em 2023. Porque EVOLUIR É O QUE NOS MOVE!