Uma manhã descontraída, cheia de colorido, música e guloseimas. Essa é a descrição do cenário da Festa da Família, ocorrida no sábado (19/5), nas Unidades Sul e Norte, e que também aconteceu no dia 26/5, na Unidade Taguatinga do Centro Educacional Leonardo da Vinci. O evento tinha uma enorme diversidade de oficinas manuais, de jogos e de dança com o objetivo de integração e diversão.
Segundo Mariana Maculan, mãe de Júlio, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, o evento é um estímulo para à convivência da família. Para ela, a oportunidade de diversas atividades ajuda a manifestar o interesse dos alunos. "É bacana o colégio oferecer todos os recursos para desenvolver habilidades pedagógicas e artísticas", afirma. Mariana ainda ressalta o papel da escola na vida dos estudantes: "A escola é a continuidade da casa, é uma segunda casa", enfatiza.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Kênia Maria Cardoso, a confraternização e união desse dia resgatam o momento em família muitas vezes comprometido com a correria do dia a dia. "Os pais entram no mundo dos filhos", afirma.
Ana Clara, do 6º ano do Ensino Fundamental, dividiu o trabalho artístico com a mãe Marisete Dalenogare, enquanto o pai e o irmão João Antônio, do 1º ano do Ensino Médio, praticavam as habilidades no jogo de xadrez. "Sempre viemos em todos os encontros. Temos coleção de panos de prato da escola", conta.
Quebra de rotina
Para a mãe de Ana Isabel, do 9º ano do Ensino Fundamental, Micheline Brasil Cavalcante, o evento serve para aproximar a família da escola. "Um sábado pela manhã com os filhos une a família. É uma pausa na rotina corrida onde a gente compartilha o espaço da escola para conhecer os coleguinhas dos filhos. A gente tem que participar", afirma.
Os pais Mirian e Marcelo Assis levaram o filhinho de 1 ano e 8 meses para a festejar a manhã em família, enquanto as outras duas filhas, Maria Natália (5º ano do EF) e Maria Letícia (1º ano do EM), aproveitavam as atividades distribuídas entre as salas de aula. "É nosso primeiro evento aqui, mas gostamos de várias oficinas", comenta o pai. Para a mãe, esse é o encontro de duas instituições que devem andar de mãos dadas. "Incentiva até mesmo a gente aprender coisas e levar para o nosso dia a dia. Eu não sabia jogar xadrez, mas meu jogo está melhor que o do meu marido, que está me ensinando aqui", brinca.
Criatividade e imaginação
A professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Karen Silva, foi responsável pela oficina de petecas. Cada aluno podia customizar a sua própria peteca e levar para casa. De acordo com a professora, o objetivo da atividade é incentivar a criatividade e a imaginação. "O Leonardo é uma escola que tem muito suporte, trabalha tanto o construtivismo quanto a preparação para ingressar na sociedade", diz.
Eduarda Helena, de 8 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, e a irmã Vitória, de 11 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental, se dedicaram na customização das petecas. As duas já sabem o que querem ser quando crescerem. A mais nova quer ser oftalmologista e a mais velha pensa em ser arquiteta. "Eu gosto de desenhar pessoas e coisas, fiz aula de artes quando tinha apenas 5 anos de idade", conta.
As experiências contadas pelos pais enriquecem e incentivam cada vez mais a participação da família na vida acadêmica das crianças, fortalecendo os laços entre o Centro Educacional Leonardo da Vinci e a família. A lembrança desse dia ficou registrada nos retratos digitalizados, nos pesos de portas confeccionados, panos de prato pintados e dezenas de outros itens trabalhados para despertar a criatividade e a habilidade de cada um dos convidados dessa festa feita pela escola.