Existem algumas estratégias de coesão para fazer com que seu texto seja mais compreensível e para que você garanta uma nota boa na redação do Enem 2012.
Não reproduza hábitos da oralidade na sua redação do Enem 2012
Um texto coeso é meio caminho andado para garantir uma nota boa na redação do Enem 2012. Afinal, coesão é organizar bem a sua composição, de maneira que as suas ideias estejam bem interligadas, não se pode simplesmente aglutinar informações. Saiba como ter um texto coeso e coerente aqui. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) também deu algumas dicas por meio do manual "Redação Enem 2012" divulgado esta segunda-feira (30).
6 coisas que você deve evitar para ter sua redação do Enem 2012 coesa:
Frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical da sua redação
Sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos, reproduzindo hábitos da oralidade.
Frases com apenas orações subordinadas, sem orações principais. Por exemplo: na frase, "mesmo que estivesse fazendo sol, eu não sairia". A última frase é a principal e a subordinada é a primeira.
Emprego equivocado do conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compressão da mensagem.
Emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória. Por exemplo: na frase, "o livro de que eu lhe falei", o verbo "falar" pede a preposição "de".
Repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
Além disso, o guia "Redação no Enem 2012" ofereceu quatro estratégias de coesão, para se referir a elementos que já aparecem anteriormente no texto:
1. Pronomes
Substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos.
2. Sinônimos
Substituição de termos ou expressões por sinônimos (palavras com o mesmo significado igual), antônimos (palavras com significado contrário), hipônimos (palavra de significado menos abrangente. Por exemplo, gripe é o hipônimo de doença), hiperônimos (doença é o hiperônimo de gripe), expressões resumitivas ou expressões metafóricas.
3. Outras classes gramaticais
Substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomam o que já foi dito.
4. Elipse
Elipses ou omissões de elementos que já tenham sido citados anteriormente, ou seja, facilmente identificáveis.
Fonte: Universia Brasil