Entre os dias 16 e 19/8 estudantes recebem informações sobre formação profissional, orientações vocacionais e dicas pra entrar no mercado de trabalho
São enormes as dúvidas que os estudantes têm na hora de escolher uma profissão. O elo entre satisfação pessoal e financeira nem sempre é possível e muitas vezes eles têm que decidir essas questões ainda bem jovens. Para esse público, será realizada em Brasília, no Pátio Brasil Shopping, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2012, a primeira edição da Feira Capital Estudante - O SEU GUIA DO FUTURO. O evento tem como foco alunos do ensino médio, pré-vestibulandos e profissionais recém-formados. O principal objetivo da Feira Capital Estudante é orientar os jovens na determinação de suas prioridades e contribuir para a descoberta das carreiras que mais correspondam aos seus anseios.
A Feira Capital Estudante tem como meta reunir, no mesmo local, instituições públicas e privadas de ensino, empresas de capacitação profissional, alunos do ensino médio e os profissionais recém formados para, durante quatro dias, participarem de uma grande experiência e troca de informações sobre educação e mercado de trabalho. "É uma oportunidade ímpar de interagir com diversas instituições de ensino, empresas de recrutamento, bem como organizações de incentivo à educação e à cultura. A soma de tudo isso é essencial, numa fase tão delicada na vida dos jovens, que é a hora de escolher a carreira a seguir", explica uma das coordenadoras e organizadoras da Feira, Ana Cristina Alvarenga.
A programação da Feira Capital Estudante oferece ao público visitante testes vocacionais com resultados imediatos, simulados, oficinas de redação, cadastro de currículos para estágios, programas de trainees e emprego, palestras e talk-shows com personalidades como Marcelo Tas, MV Bill, Bianca Salgueiro de Melo e Laura Muller. "Teremos também dicas de ortografia, laboratórios vivenciais, mostras de carreiras em ascensão, possibilidade de estudos e trabalho no exterior, além de muitas outras surpresas", adianta Fernando Miranda, organizador e um dos coordenadores do evento.
Durante quatro dias, o público receberá esclarecimentos sobre as diversas profissões e suas áreas de atuações, faixa salarial, mercado de trabalho, cursos de graduação e pós-graduação, programas de intercâmbios e cursos de idiomas disponíveis no Distrito Federal. A organização espera receber cerca de 60 mil visitantes nos quatro dias do evento.
Para isso, além dos lounges com os expositores, a Feira Capital Estudante terá duas grandes áreas: a Arena do Conhecimento, uma arquibancada com estrutura para 500 pessoas sentadas, onde onde acontecerão atividades interativas, palestras, oficinas e debates; e o Espaço do Futuro onde serão realizados os talk shows, as mesas-redondas, os testes vocacionais e simulados.
Desta forma, a Feira Capital Estudante vai possibilitar aos alunos informações amplas e qualificadas sobre formação acadêmica, ampliando o relacionamento com agentes educacionais e com isso, auxiliá-los em suas escolhas profissionais. Para os expositores, a Feira Capital Estudante proporcionará geração de negócios e aproximação com estudantes de nível médio e profissionais recém-formados em busca de aprimoramento e de informações sobre universidades, pós-graduação, carreiras e mercado de trabalho. "Esperamos que a partir deste projeto piloto, a Feira Capital Estudante faça parte do calendário das faculdades e universidades de Brasília como importante instrumento promocional e de negócios", diz Fernando Miranda.
A Feira Capital Estudante torna-se assim uma excelente oportunidade de conhecer as novidades, tendências, se inteirar sobre a movimentação do mercado e de conhecer oportunidades de qualificação. Ana Cristina dá uma dica preciosa para quem busca um contínuo aprimoramento. "Não parar, essa é a senha. O jovem que lê, estuda e se informa, permanentemente, está no caminho certo e é assim que ele conseguirá descobrir quais o cursos mais adequados ao seu perfil, o emprego almejado, a viagem dos sonhos", explica Ana Cristina.
Programação do estande do Leonardo da Vinci:
Dia Horário Experiência Professores e Auxiliares Quinta-feira (16) Sexta-feira (17) Sábado (18)
18h30 às 20h30 |
Física |
Prof. Felipe Tourinho
Prof. Renato Nicastri
Critiane Couto |
18h às 20h |
Biologia |
Prof. Paulo Ricardo Menezes
Prof. Sílvio Miranda |
16h às 18h |
Química |
Prof. João Neto
Prof.ª Verônica Angotti |