Suas anotações podem fazer toda a diferença na hora da prova do Enem, que acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Separamos dicas de memorização para que você as aproveite ainda melhor; confira:
Usar cores para organizar seu material de estudo pode facilitar muito a rotina diária. Você pode distribuir as cores por ordem de importância, por assunto ou por urgência.
A maioria dos alunos costuma fazer anotações durante as aulas e períodos de estudo. Esse tipo de hábito ajuda a entender melhor os conceitos da matéria, a memorizá-la e a treinar a prática da teoria. Entretanto, se uma anotação não for bem feita e estruturada, dificilmente irá servir de maneira adequada para seus estudos. Para ajudar você a executar melhor esse hábito e memorizar as matérias, não perca as dicas a seguir.
1 - Ordem alfabética:
Um problema comum quando temos muitas anotações é encontrar uma determinada informação em meio às páginas. É comum que os estudantes façam as notas conforme as matérias forem passadas em aula, mas essa prática pode prejudicar a eficiência dos estudos. Ao invés de usar a ordem cronológica, procure empregar a ordem alfabética.
2 - A importância das anotações:
Muitas vezes o professor faz um comentário ou passa determinada informação que não está nos livros ou textos de apoio. As anotações são importantes por conta disso. Além de que, com elas, você consegue entender os dados com suas próprias palavras e interpretação.
3 – Códigos:
Na correria para anotar todas as informações importantes é comum que os alunos recorram a códigos e abreviações. O importante é não se esquecer delas para que mesmo meses depois você consiga interpretar corretamente essas notas. Se necessário, faça um glossário no fim do caderno.
4 - Mural de notas:
Além de fazer as tradicionais anotações em seu caderno, você também pode criar um mural em seu quarto ou ambiente de estudos com as informações mais importantes de cada matéria, que não podem ser ignoradas ou esquecidas. Esse tipo de mural ajuda a criar uma memória visual que é fácil de ser acessada durante as provas, além de auxiliar você a estabelecer conexões entre os tópicos de estudo.
5 - Use cores para organizar:
Essa dica é frequente, mas vale a pena repetir. Usar cores para organizar seu material de estudo pode facilitar muito a rotina diária. Você pode distribuir as cores por ordem de importância, por assunto ou por urgência, de acordo com sua necessidade de critérios para organização.
6 - Cartões ou ficheiros:
Além das costumeiras anotações no caderno, você também pode fazer anotações em cartões separados para os conceitos que apresentam maior dificuldade ou mais relevantes. Por exemplo, para as aulas de gramática, você pode criar um cartão para cada figura de linguagem. Para as aulas de física, para as fórmulas e suas aplicações.
Fonte: Universia Brasil