Ter uma área específica na qual você pode se dedicar aos seus estudos é muito importante para a produtividade e concentração.
É muito importante que você esteja bem posicionado, com cadeira e mesa em uma posição que não irá prejudicar sua coluna, ombros ou pescoço.
Cada estudante funciona de uma maneira diferente. Alguns aprendem escrevendo, outros conseguem absorvem melhor o conteúdo apenas por ouvi-lo em sala de aula. Da mesma forma, cada aluno precisa desenvolver uma rotina e espaço de estudos. Para alguns, é necessário silêncio e nenhuma distração. Outros estudantes dão preferência para uma música ambiente ou maior número de intervalos. Independente da sua escolha é muito importante determinar o que funciona melhor para você.
Confira quatro dicas para criar o espaço de estudos ideal para sua rotina de aprendizado:
1) Personalidade e preferências
Determine se você é ou não vulnerável a barulhos e sons. Além disso, decida se é mais produtivo se permanecer sentado por períodos mais longos de tempo ou se você rende melhor quando faz pequenos intervalos em maior número.
2) Identifique seu espaço
Seu quarto pode ou não ser o melhor local para estudar. Algumas pessoas associam o quarto ao descanso e têm dificuldades para se concentrar nesse local. Além disso, o dormitório pode ser uma escolha complicada se você o divide com outra pessoa. Talvez você precise de silêncio e tranquilidade na hora de estudar. Nesse caso, dê preferências para outros locais como, por exemplo, um escritório ou sala vazia, ou até mesmo a garagem, dependendo de sua casa. Não tenha medo de pedir a ajuda de seus pais, eles ficarão orgulhosos ao notar seu esforço.
3) Sinta-se confortável
É muito importante que você esteja bem posicionado, com a cadeira e mesa em uma posição que não irá prejudicar sua coluna, ombros ou pescoço. Além disso, tome cuidado para não desenvolver lesões musculares por movimentos repetitivos. Por conta disso, é muito importante que você determine períodos de descanso bem definidos. Seu espaço é muito pessoal. Se quiser, você pode até mesmo dar um nome a essa área. Isso irá fazer com que seu ambiente seja bem delimitado e fique claro para todas as pessoas que dividem a casa com você. Não se esqueça de armazenar papéis, réguas, borrachas e lápis.
4) Estabeleça regras
Evite desentendimentos e brigas desnecessárias com seus pais ou colegas que dividem o ambiente. Para isso, basta deixar algumas regras bem claras. Deixe essas normas em um local visível, por exemplo, na porta da geladeira. Coloque o horário em que estará na sala, e que comportamentos devem ser evitados durante esse tempo. Organize outras regras conforme for se adaptando a rotina.
Fonte: Universia Brasil