A melhor maneira de desenvolver suas habilidades artísticas é ter paciência e praticar muito
Os erros feitos em cada estágio tendem a agravar uns aos outros. Um erro de proporção pode levar a estranhas distorções
Desenhar um retrato é algo que todos gostaríamos de fazer. O que pode ser mais expressivo do que o rosto ou a figura humana? Porém para termos essa capacidade é necessário começar pelo básico e simples. Apenas dessa forma o desenvolvimento de suas habilidades artísticas será realmente sólido. Primeiramente, há muitos estágios para concluir um desenho completo. Os erros feitos em cada estágio tendem a agravar uns aos outros. Um erro de proporção pode levar a estranhas distorções; por exemplo, o posicionamento abarrotado ou muito apertado de figuras diferentes pode levar a um sombreamento exagerado.
Por que há tantos elementos complicados envolvidos, pode ser muito difícil achar os erros específicos em um retrato. Isso não significa que você não deveria tentar e se arriscar com retratos mais complicados enquanto está aprendendo. Pelo contrário, é importante que você faça aquilo que gosta e inspira a continuar. Se você quer desenvolver suas técnicas e alcançar liberdade artística, é necessário fazer exercícios de desenho muito focados e objetivos.
Organize um tempo específico para esses exercícios, seja durante as tardes ou na folga dos fins de semana. Você pode realizar os exercícios em papéis de rascunhos, blocos de desenho ou em um caderno exclusivo para esse uso. Lembre-se que o objetivo dos exercícios é desenvolver habilidades específicas. Isso deve estar claro nas instruções – seja para exercícios de perspectiva, proporção, luz e sombra, etc. Se você decidir que quer adicionar algum detalhe de sombra em seu exercício de perspectiva, não é necessário. Similarmente, em exercícios de volume, ficar obsessivo com uma perspectiva perfeita pode servir apenas como distração e não ensinar nada.
Se você deseja ouvir a opinião de amigos ou professores sobre seu trabalho, tire fotografias dos objetos ou modelos reais de seus desenhos – sem flash, para capturar a luz natural. É muito útil para quem for avaliar o desenho saber o que o artista estava olhando exatamente. Se você está apenas começando a desenhar e aprender, o melhor jeito de começar é com o simples. Faça exercícios básicos, aprenda e pesquise sobre materiais, comece a desenhar e fazer rascunho de objetos e figuras simples.
Fonte: Universia Brasil