Na última quinta-feira (25), a Unidade Norte recebeu a visita de Elena Kravtsova, neta do psicólogo russo Lev Semionovitch Vygotsky; seu esposo, Guennádi Kravtsova, e o filho do casal, Oleg Kravtsova. Eles conheceram as dependências do colégio, conversaram com professores e acompanharam alguns momentos em salas de aula.
Acompanhados por coordenadores e diretores pedagógicos, eles viram nos murais e corredores da escola, desenhos e artesanatos produzidos pelos alunos do ensino fundamental. Conheceram dependências como a sala dos professores e os laboratórios de Química e Física. Ao conhecerem a quadra esportiva e acompanharem alguns minutos da aula de Educação Física, Guennádi Kravtsova foi enfático. “Na Rússia, é impossível uma aula dessas. Faz muito frio o ano todo”.
Dentre todas as aulas que acompanharam, a aula de Música foi o destaque da visita. O Professor Max, juntamente com a turma, apresentou a música Three Little Birds, do Bob Marley, tocada em flauta e cantada pelos alunos. O momento emocionou a todos.
Após conhecer toda a escola, Guennádi elogiou a forma como a escola foi construída. “O arquiteto que projetou o colégio está de parabéns. Ele pensou uma escola como escola. Com corredores, quadras, espaços amplos para as crianças. Na Rússia, as escolas são todas iguais. Parecem caixas”, conta.
Elena, por sua vez, ressaltou a forma como os professores trabalham em sala de aula e conseguem prender a atenção dos alunos. “Fiquei impressionada como eles são concentrados. Entramos e saímos, tiramos fotos e eles continuavam ali, concentrados no que a professora falava”, conta admirada. “Pude perceber que todos trabalham e dão meios para que as crianças escolham o que querem ser. Não devemos por na criança aquilo que queremos que ela seja, e vocês dão todos esses meios”, elogia.
Após o tour para conhecer a escola, os russos reuniram-se com as coordenadoras e diretoras pedagógicas e Elena contou o que a motivou a continuar com o trabalho realizado pelo avô, Vygotsky. “Minha mãe era muito próxima do meu avô, lia muito sobre psicologia e acabou se interessando pela obra do pai e se tornou psicóloga. E, com o falecimento do meu avô, eu e minha mãe percebemos que tudo na nossa casa girava em torno da tese do Vygotsky. Foi inevitável”. Elena propôs aos professores uma interação das crianças do colégio com crianças de outros países para que possam fazer um intercâmbio de conhecimentos.
Para a diretora pedagógica da Unidade Norte, Profa. Maria Aparecida, esse foi um momento ímpar para todos na escola. “Saber que ainda existem pessoas ligadas a ele, que podem nos ajudar com as contribuições deixadas, é espetacular”. “Esse encontro motivou os coordenadores a procurarem mais conhecimento e tentar passar isso para sua equipe de professores, para que o ensino possa melhorar a cada dia”, completa.
Giovanna Gati, 10 anos, aluna do 5º ano, não resistiu e pediu um autógrafo para Elena e, ao ser questionada sobre o motivo pelo qual fez o pedido, a aluna foi enfática: “Ela é neta de um homem muito importante e inteligente do mundo da educação. Minha tia, que é professora, é muito fã de todos eles e eu resolvi levar de presente para ela”, disse.
Lev Semionovitch Vygotsky
Lev Vygotsky nasceu em Orsha, em 17 de novembro de 1896, e faleceu em 1934, aos 37 anos, em virtude de uma tuberculose inciada aos 19 anos. Formulou um brilhante trabalho constituindo um novo paradigma para a Psicologia, denominada no Brasil de "Teoria Sócio-Histórica".
Ele foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Na educação são trabalhados três meios: a interação, a mediação e a internalização. “Esses meios formam a zona de desenvolvimento, ou seja, eu aprendo com você, você aprende comigo, o professor medeia esse aprendizado, e todos aprendem juntos”, explica a diretora pedagógica da Unidade Taguatinga, Profa. Solange Foizer.