Com a visão de ser reconhecida como a instituição educacional de melhor desempenho do Distrito Federal, a escola tem a alegria da qualificação e da formação humana para a preparação de grandes cidadãos
Há 43 anos, o Centro Educacional Leonardo da Vinci começou suas atividades com uma proposta pedagógica que valoriza não só o conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades, competência e a formação de valores. De lá para cá, milhares de jovens aprenderam a teoria, aliada ao melhor da prática, com professores qualificados e preparados para formar grandes cidadãos.
Atualmente, cerca de 5 mil alunos utilizam modernas e amplas dependências nas três unidades educacionais (Sul, Norte e Taguatinga), com conforto, espaço e tecnologia que toda escola preocupada com a excelência deve oferecer. Laboratórios de última geração, bibliotecas equipadas com computadores conectados à internet, auditórios, salas de arte e quadras poliesportivas. E tudo isso planejado e pensado exclusivamente para facilitar o ensino e a aprendizagem dos estudantes.
A equipe conta com um time de 472 profissionais, entre eles, professores e outros profissionais nas áreas de direção, orientação educacional, coordenação pedagógica e disciplinar e coordenação de componente curricular. Além disso, semanalmente, os professores do Leonardo da Vinci se reúnem com as coordenações pedagógicas e especialistas da área para desenvolverem atividades e aplicarem estratégias inovadoras de ensino.
Diferencial
Um dos diferenciais da escola é a parceria incondicional entre professores e pais, o que contribui para a formação integral dos alunos. Nosso objetivo é estimular a formação de cidadãos capazes de agir, com consciência e senso crítico, diante de todas as situações que ocorrem na vida em sociedade.
O Leonardo da Vinci prepara seus estudantes a vencerem desafios, se preparem para mudanças, novas fases, novas descobertas e grandes decisões. E a equipe de profissionais do Centro Educacional Leonardo da Vinci está sempre preparada para educar e ensinar seus alunos a tomarem as decisões certas.
Projetos e Eventos
A escola estimula e promove, todos os anos, dentro e fora das unidades, projetos que visam acelerar a descoberta dos potenciais literários, artísticos, culturais, científicos, políticos, sociais e filosóficos de seus alunos. São projetos e eventos educativos que estimulam o estudante a gostar de aprender.
Xadrez Escolar:Tem por finalidade aumentar, desde cedo, o poder de concentração, o raciocínio lógico e a visão estratégica dos estudantes. O diferencial desse projeto é orientar e direcionar a criança a praticar sua concentração.
Desafio Vinci: São apresentados aos alunos dos ensinos fundamental e médio três dias de atividades, onde, em um deles, cada turma tem que apresentar a todos os alunos da escola peças, musicais ou danças relacionadas a temas específicos onde eles podem expressar a criatividade, iniciativa e cidadania, revelarem seus talentos e adquirirem conhecimentos.
Olivinci: É um o torneio de jogos esportivos internos, com a finalidade de despertar e desenvolver as habilidades físicas, o espírito de equipe e a competitividade saudável entre os estudantes. Usando os princípios do esporte educacional, as atividades despertam a autonomia, a crítica, a emancipação, o regionalismo e a cooperação.
Onuvinci: É um projeto pedagógico que tem por finalidade oportunizar o desenvolvimento de habilidades de liderança, oratória e negociação, ampliar conhecimentos de política nacional e internacional, interagir com estudantes da UnB e conhecer futuras áreas de atuação profissional.
Projeto “Ler e Escrever, Que Prazer!”: Este projeto garante aos estudantes a oportunidade de um aprendizado lúdico por meio da vivência de fantasias, além de estimular e consolidar o desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, criar, analisar e argumentar criticamente.
“O aluno João Lucas Santos de Abreu, do 1º ano D, da Unidade Taguatinga, leu cerca de 400 livros no ano de 2012”
Responsabilidade Social: A escola possui diversas iniciativas que envolvem os alunos em visitas quinzenais a um abrigo, desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças abrigadas e estimulando o despertar da consciência social e da doação ao próximo.
Incentivo e Apoio à Formação Continuada: Em uma constante busca pelo aperfeiçoamento da gestão pedagógica, administrativa e financeira, o Leonardo da Vinci participa, desde 2008, do Programa Parceiros para a Excelência (PAEX), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), considerada a 5ª melhor escola de negócios do mundo e que conquistou, em 2011, o 3º melhor lugar na categoria de programas customizados para empresas.
A escola promove ainda vários outros projetos como:
Aula Inaugural: Têm a finalidade de orientar os estudantes e os pais sobre o funcionamento, as normas e os objetivos do Leonardo da Vinci.
Dia da Criança na Companhia de um amigo: Atividade lúdica e recreativa com a finalidade de proporcionar aos estudantes um dia de lazer e aprendizado.
Produção Artístico-literária: Produção de trabalhos literários, cênicos, musicais e plásticos que são expostos no Encontro das Artes ou no Sarau Literário.
Educação Sexual: Debate natural sobre curiosidades, descoberta, dúvidas e questões sobre sexualidade humana.
Consultoria: Especialistas orientam nossos professores no ensino de Matemática, com a finalidade de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Qualivinci: Programa de gestão da qualidade que tem por objetivo a excelência do ensino e dos serviços educacionais.
Projeto Mente Inovadora: Parceria entre o Leonardo da Vinci e a Mindlab Brasil que possibilita aos nossos estudantes um aprendizado muito mais prazeroso com a utilização de jogos de raciocínio.
Feira Cultural: Atividade pedagógica interdisciplinar que objetiva auxiliar os estudantes no desenvolvimento da autonomia intelectual e estruturação do pensamento crítico.
Projeto Ecotrilhas: O Projeto Ecotrilhas é desenvolvido por meio da realização de atividades de ecoturismo, nos fins de semana e no recesso de julho.
Projeto Minhocasa: O Projeto Minhocasa tem por finalidade alinhar os conteúdos de sala de aula ao fomento de uma cultura de sustentabilidade entre os estudantes.
Projeto Minhorta: O Projeto Minhorta possibilita aos estudantes uma experiência fantástica de acompanhamento dos processos de germinação e desenvolvimento dos vegetais.
Projeto de Coleta Seletiva: O Projeto de Coleta Seletiva tem por finalidade conscientizar os estudantes sobre a importância de separar o lixo para o seu aproveitamento.
Educação para a vida toda
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
A formação de valores e hábitos que a pessoa adquire ao longo de sua vida é, em grande parte, fruto do empenho da escola onde ela estudou e da criação familiar. No papel de educadora, é fundamental que a escola, ao tratar da formação moral e de valores, esteja empenhada em apresentar um conhecimento crítico de forma que o aluno saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado.
De acordo com a coordenadora pedagógica Sandra Couto, além do trabalho educacional, o Leonardo da Vinci contribui para a construção de valores em seus alunos tornando-os grandes cidadãos. “Nós seguimos uma carta de princípios éticos e temos a missão de transmiti-los aos nossos alunos”, disse Sandra, enfatizando o desejo da escola de educar e formar pessoas éticas e competentes.
Para Aurileide de Oliveira, mãe da aluna Cássia Maia (2º ano do Ensino Médio), os ensinamentos que a escola proporciona acompanharam sua filha por toda a vida. “Estamos muito satisfeitos com a escola, com a didática e com o conteúdo dos professores e com a excelência de ensino que o Leonardo oferece”, disse ela, afirmando que a qualidade na educação da filha se reflete no amadurecimento de seu comportamento em casa.
Aprender pra valer
A preocupação dos pais em buscar um ensino que possa atender melhor as expectativas em relação ao aprendizado dos filhos e a busca por um nível qualitativo da educação a ser oferecido é uma constante a cada início de ano letivo. E para que os resultados dessa escolha se tornem eficazes, é relevante no momento de optar pela escola, observar o bom desempenho dos professores, os níveis de repetência, de evasão e aprovação, sem contar o desempenho de seus estudantes no vestibular e Enem.
Nesse momento, atividades extracurriculares são bem aceitas, mas o essencial é que a escola esteja preparada para capacitar seus alunos, tornando-os seres mais conscientes e críticos diante da sociedade em que se inserem.
De acordo com a orientadora pedagógica Denise Braatz, o Centro Educacional Leonardo da Vinci oferece uma grande estrutura para os alunos estudarem. “Nós disponibilizamos monitorias de várias disciplinas no turno inverso aos de aula. Temos também um projeto chamado hábitos de estudo no qual orientamos o aluno sobre como estudar e esclarecemos dúvidas”, e afirmou ainda que o Leonardo da Vinci trabalha dentro da proposta da Secretaria de Educação e que, por isso, seus alunos são diariamente preparados para exames como PAS, Enem e o vestibular tradicional da UnB, com excelentes resultados a cada processo seletivo.
A mãe da aluna Lara Mundim (3º ano do Ensino Médio), Luciene Mundim, confirma a importância do Centro Educacional Leonardo da Vinci na preparação de sua filha nas provas de vestibular. “A dedicação aos estudos que a Lara tem é fruto do ensino de qualidade que ela recebe todos os dias”. Para Luciene, o trabalho que a escola faz pela educação de sua filha é indescritível.