“A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”
Madre Teresa de Calcutá
Crianças carentes, idosos, pessoas com câncer ou outras doenças, atuar em alguma causa pelo meio ambiente... Existem várias formas de ser voluntário, mas o mais importante é ter a mente e o espírito abertos e estar disposto a ajudar o próximo. Instituída em 1985 pela ONU, 5 de dezembro é a data em que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado. De acordo com a organização, cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo trabalham de forma humana, rica, solidária, com consciência, responsabilidade e comprometimento em prol de uma sociedade mais justa.
É com esse objetivo que mais de 120 alunos do Centro Educacional Leonardo da Vinci constroem sua história de voluntariado: firmando laços com diferentes pessoas, olhando para o próximo e compartilhando ideais e saberes. O projeto escolar começou a dar seus primeiros passos em 2010 com cerca de 20 alunos. Mas, com as visitas e atividades em creches, asilos e entidades como o Hospital do Câncer e a Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadora de Câncer e Hemopatias), os adeptos do trabalho voluntário aumentaram e a procura para apoiar o projeto também aumentou consideravelmente.
Em 2013, o trabalho, coordenado pelo o professor Gilson Melo, atuará também no Centro Socioeducativo Santo Aníbal, no Guará II. A creche atende cerca de 300 crianças e possui deficiências nas áreas estrutural, alimentícia e de vestuário. As visitas acontecem por grupos com intervalo de dois meses para cada grupo. E para fechar o ano com chave de ouro, esses jovens se prepararam para animar uma festa especial: o Natal da Abrace, que será realizado no dia 15 de dezembro, na Casa de Apoio da instituição, no Guará II.
“A vontade de participar do projeto, a energia dos alunos e o comportamento deles é muito bonito”, disse Gilson. Para o coordenador, a participação é cada vez mais crescente de alunos que se oferecem para ajudar. Eles ficam sabendo pelos corredores da escola e nos procuram para saber mais informações. “Já recebi alguns pais que, ao saberem que os filhos estão participando do projeto de voluntariado, se disponibilizam também para ajudar de alguma forma”. Gilson afirma que a troca de energias entre as crianças muda a forma como elas enxergam umas às outras. “A oportunidade de enxergar outra forma de vida quebra barreiras e oportuniza um olhar novo, um fio de esperança para a sociedade”.
Isabela Maria Rosal Santos, 16 anos, aluna do Ensino Médio, participa do grupo desde 2010. Segundo ela, as ações de voluntariado auxiliam também nos estudos. “É muito gratificante ser voluntário. É algo revigorante, que não tem preço. Me faz ser mais feliz saber que posso ajudar uma pessoa simplesmente estando ao lado dela, brincando, lendo e escutando suas histórias, dando um pouco de carinho. Fazer trabalho voluntário não é perda de tempo como muitos acham: é doar e receber amor. É puro e sincero”. Isabela afirmou ainda que mesmo depois que terminar os estudos vai continuar como voluntária no projeto da escola. “Não consigo me desligar das ações do projeto de voluntariado. Mesmo depois, quando eu estiver na faculdade, vou continuar ajudando porque é muito bom”.
BALANÇO
Atividades em 2012
Visitas constantes ao Hospital do Câncer (o hospital atende cerca de 200 crianças por mês)
Participação ativa no Mc Dia Feliz nas unidades 506 Norte e Shopping Iguatemi
Visitas constantes à Abrace (associação atende cerca de 300 crianças anualmente)
Dia da Criança Abrace
Natal da Abrace (15 de dezembro)
Natal do Hospital do Câncer (data a definir)
Projeção para 2013
Reestruturação do Centro Socioeducativo Santo Aníbal (2013)
Manutenção das ações feitas em 2012 no Hospital do Câncer, na Abrace e nos abrigos.
SAIBA MAIS
Além de realizar as visitas, o projeto piloto do Centro Educacional Leonardo da Vinci orienta e prepara os jovens para serem voluntários, com adaptação e orientações de psicólogos e orientadores pedagógicos. De acordo com o coordenador, o projeto conta com uma ação personalizada com os alunos, focando a qualidade do trabalho realizado e não a quantidade. “A procura para participar do projeto é imensa. A reação deles depois das visitas é indescritível. É como se nós oferecêssemos uma oportunidade única na vida deles”. O projeto será estendido em 2013 para as unidades Sul e Taguatinga, com o objetivo de engajar ainda mais alunos.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2011, encomendada pela Rede Brasil Voluntário, apontam que cerca de 35 milhões de brasileiros já se envolveram com serviços voluntários, sendo que, desses, aproximadamente 15 milhões deram continuidade aos trabalhos voluntários e ainda atuam em alguma causa.