VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS
15/03/2012 15:27
Abertura do Programa de Iniciação Científica Júnior
Estudantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci participarão do desenvolvimento de pesquisas científicas e do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCeub.
O PIC – Júnior é o Programa de Iniciação Científica desenvolvido pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci em parceria com o UniCeub. Os estudantes, sob a coordenação dos professores da escola, realizarão atividades relacionadas à pesquisa científica, visitas ao campo de pesquisa para coleta de dados, entrevistas, observações, análise de documentos, tabulação de dados, elaboração de relatórios, ou seja, todas as atividades que envolvem a execução de uma pesquisa, além de eventos complementares relacionados à disseminação de conhecimento.
Os objetivos do projeto consistem em instrumentalizar os estudantes para a prática da pesquisa científica, desenvolvendo a habilidade técnica e o prazer pela pesquisa; incentivar e estimular os estudantes à prática da pesquisa científica; gerar novos conhecimentos aperfeiçoando-se em determinada área do saber e proporcionar a aplicabilidade dos conhecimentos formais adquiridos pelos estudantes na vida dentro e fora do universo escolar. Por fim, todas as pesquisas científicas serão divulgadas por meio de publicações.
O PIC acontecerá durante o ano letivo de 2012, no período que vai de fevereiro até outubro. As linhas de pesquisa foram definidas pela direção e pela equipe de professores do Centro Educacional Leonardo da Vinci e representam temas que reúnem estudos científicos fundamentados em tradição investigativa.
Os alunos selecionados terão encontros semanais com o professor coordenador da pesquisa e também encontros à distância, via e-mail e site da escola, para assim interagirem permanentemente entre equipes. Algumas vezes, os encontros serão no UniCeuB. Em outubro, os estudantes participarão do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, apresentando a Pesquisa e seus resultados.
Projetos:
O Uso das Redes Sociais Como Forma de Expressão Política
- Orientador: Natércia Teles Rodrigues Silva Bispo.
- Principais objetivos: Promover uma reflexão acerca do uso das redes sociais como forma de expressão política. Sugerir formas éticas e cidadãs de utilização das redes sociais para expressar ação política.
Planejamento Urbano versus Especulação Imobiliária: Um Estudo de Caso de Águas Claras - RAXX
- Orientador: Francisco Aleste dos Santos Júnior
- Principais objetivos: Identificar e caracterizar os eventuais impactos provocados pela situação paradoxal vivida pela Região Administrativa de Águas Claras, que mesmo tendo sido concebida por um projeto urbanístico, já vivencia os mesmos problemas dos centros urbanos nascidos de
forma aleatória.
Um Estudo de Caso dos Espaços Urbanos Públicos de Lazer no Varjão – RA XXIII
- Orientador: Fábio Amaral Gomes
- Principais objetivos: Realizar uma análise qualitativa dos equipamentos urbanos e áreas públicas destinadas ao lazer no Varjão (RA-XXIII Varjão).
Energia Solar para a Sustentabilidade de uma Sala de Aula
- Orientador: João Amorim Costa Neto
- Principais objetivos: Identificar as fontes de energia utilizadas para movimentar o planeta e os impactos ambientais provocados por algumas delas. Orientar e realizar pesquisas sobre energia alternativa.
Produção do Etanol a partir do Caldo de Cana, do Bagaço e da Casca do Eucalipto
- Orientador: João Amorim Costa Neto
- Principais objetivos: Criar consciência crítica sobre a importância da exploração de recursos naturais de forma sustentável em todos os seus níveis de organização, de forma a propor alternativas que diminuam os impactos ambientais promovidos pelo empobrecimento do solo devido ao agronegócio.
Projeto ECOVINCI: Construindo a consciência da sustentabilidade
- Orientador: Ana Paula Abi-Chahin de O. Ferreira
- Principais objetivos: Investigar a realidade socioambiental a fim de transformar, permanentemente, por meio da prática responsável e consciente, o ambiente local, tendo como foco a prevenção e a solução de problemas ambientais. Ou seja, promover a cidadania ambiental do estudante, transformando-o num agente multiplicador dentro e fora da Escola.
Produção de Horta Vertical em Laboratório do Ensino Médio
- Orientador: Daniella do Nascimento F. Valente Caetano
- Principais objetivos: Sensibilização dos estudantes as problemáticas de espaço físico e uso excessivo de agrotóxicos em vegetais comestíveis utilizando a implantação do projeto de construção de horta vertical no Laboratório de Biologia.
Produção de Compostagem em Laboratório de Ensino Médio
- Orientador: Silvio Augusto Moreira da Rocha Miranda
- Principais objetivos: Contribuir para a conscientização do estudante através da adoção de praticas sustentáveis, estimulando o desenvolvimento do espirito critico e da capacidade de perceber-se como parte integrante do meio ambiente, de modo a analisar as atuais ações humanas de intervenções no ambiente.
Produção de Minhocários em Laboratório de Ensino Médio
- Orientador: Silvio Augusto Moreira da Rocha Miranda
- Principais objetivos: Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de perceber-se como parte integrante do meio ambiente e a sensibilização na correta destinação de resíduos orgânicos.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS