Que tal aprender História com uma visita inesperada direto do século XIX? Para tornar o estudo do período napoleônico mais envolvente, o Leonardo propôs uma aula lúdica, interativa e imersiva: o professor entrou em cena caracterizado como ninguém menos que Napoleão Bonaparte!
Com dramatização, criatividade e bom humor, os alunos foram transportados para uma verdadeira “viagem no tempo”. Napoleão apresentou sua trajetória pessoal, suas principais conquistas, estratégias militares e reformas políticas – tudo isso em primeira pessoa, interagindo com a turma e respondendo a perguntas como se fosse ele mesmo! A experiência despertou a curiosidade, manteve a atenção dos estudantes e gerou debates espontâneos em sala.
“A proposta vai muito além da fantasia ou da encenação: ela exemplifica o poder das metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno como protagonista do próprio aprendizado. Ao vivenciar o conteúdo de forma prática, significativa e participativa, os estudantes desenvolvem não apenas a compreensão dos processos históricos, mas também habilidades essenciais como pensamento crítico, empatia e análise contextualizada”, explica a diretora-executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Iniciativas como essa mostram que o ensino pode (e deve) ser dinâmico, inovador e engajador – o que favorece uma aprendizagem mais profunda, duradoura e conectada com a realidade dos alunos.