LER E ESCREVER, QUE PRAZER!
Uma das nossas prioridades é a formação de um aluno leitor e escritor por meio de atividades dentro e fora da sala de aula. Espera-se que os alunos sejam capazes de desvendar os mistérios do universo das histórias infantis e juvenis por intermédio da leitura de livros, revistas e jornais.
Nas fases de mudança, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, a equipe pedagógica conduz atividades especiais, com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.
PROJETO TODOS CONTRA O BULLYING
O trabalho de combate ao bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. A equipe de professores, funcionários, orientadores e coordenadores é instruída a promover um trabalho de prevenção e combate ao bullying por meio de atividades em que são desenvolvidas habilidades como a empatia, o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável ao desenvolvimento dos alunos.
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR
O Leonardo da Vinci busca envolver o aluno, a família e a escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas para promover valores éticos e morais e difundir atitudes positivas, tais como: campanhas de responsabilidade social, campanha de educação sustentável, campanha de combate à corrupção, campanha de valorização da vida.
No Leonardo da Vinci, a tecnologia está presente do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Desde o 1º ano do Ensino Fundamental, as tecnologias digitais de informação e de comunicação são utilizadas para potencializar a aprendizagem e possibilitam aos estudantes acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e a autoria. Google for Education: a plataforma está presente no dia a dia dos alunos, professores e colaboradores da Instituição como um espaço colaborativo composto por um pacote de ferramentas que visam facilitar e aprimorar a rotina escolar.
A Olivinci é um torneio esportivo interno e tem por objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de colaboração e de aceitação das diferenças individuais. Com base nos jogos cooperativos, os alunos consideram os colegas como parceiros e não como adversários.
Projeto interdisciplinar que tem por finalidade incentivar a pesquisa como instrumento de construção do conhecimento. Por meio de trabalhos individuais e em grupos, os alunos relacionam teoria e prática e desenvolvem o pensamento investigativo, crítico e criativo, aprendendo, ainda, a trabalhar em equipe. Em eventos como a “Feira Cultural” e a “Mostra de Descobertas”, os alunos do Ensino Fundamental I e II apresentam as produções artísticas, culturais e literárias resultantes das suas investigações.
DA VINCI BILÍNGUE – PROGRAMA DE ENSINO BILÍNGUE
Aprender uma língua adicional, como o inglês, traz inúmeros benefícios educacionais e psicológicos, tais como: flexibilidade cognitiva, desenvolvimento socioemocional, crescimento pessoal e profissional, ativação da memória, poder de decisão. O EDIFY é um programa da Cultura Inglesa, criado para potencializar o Ensino da Língua Inglesa em escolas. Apresenta uma metodologia baseada em práticas que vão além do conteúdo linguístico, o que estimula o aluno a desenvolver habilidades de vida por meio de materiais e atividades inovadoras. As aulas são ministradas pelos professores de inglês do Leonardo da Vinci, formados pela Equipe Edify, com uma metodologia que valoriza a oralidade e o desenvolvimento de projetos. Ao longo do processo, os alunos também são preparados para os exames de Cambridge. São ofertadas cinco aulas semanais de inglês em horário regular.
TECVINCI – AULAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Promovem a compreensão e a utilização de tecnologias digitais de forma significativa e ética, desafiando alunos e professores para novas formas de ensinar e aprender, além de oferecerem experiências de comunicação por meio de multimídias. O objetivo é que o aluno possa se comunicar por intermédio de diferentes mídias, acessar informações e produzir conhecimento, além de resolver problemas atuando como protagonista do seu aprendizado.
Acreditamos que a Educação Financeira é uma habilidade necessária para a vida. Por isso, desenvolvemos um programa para estimular o uso responsável, empreendedor, ético, cidadão e sustentável do dinheiro.
Para os alunos do 1º ao 5º ano são ofertadas as aulas de robótica em parceria com a Zoom Educação Tecnológica. Os alunos são apresentados à linguagem de programação, desenvolvendo inúmeras habilidades pessoais, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, tomada de decisão e criatividade.
AULAS DE HORTA – PROGRAMA MINHORTA
Vinculadas ao componente curricular de Ciências, as aulas têm por finalidades sensibilizar e conscientizar as crianças da importância de se adotar uma alimentação saudável, mostrar que a vida no planeta está ameaçada e que os recursos naturais precisam ser preservados. Para tanto, o cultivo de alimentos na horta do Leonardo da Vinci permite a aquisição de conhecimentos científicos e a conscientização ambiental.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS (a partir do 5º ano)
Aulas práticas que ajudam as crianças, de forma efetiva, na aprendizagem dos conhecimentos teóricos. São ministradas no horário regular, com a utilização de equipamentos modernos e seguros.
AULAS DE XADREZ (1º AO 4º ANO)
O xadrez é ensinado do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com aulas semanais. O objetivo é aumentar a capacidade de concentração, de raciocínio lógico e a visão estratégica dos alunos. Para os demais alunos, como forma de dar continuidade ao projeto, são oferecidas oficinas opcionais de xadrez.
PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS - PARA SER +
O Projeto será ampliado e passará a fazer parte da matriz curricular, cujo intuito é preparar os estudantes para os desafios da vida.