Tem por objetivo desenvolver competências e habilidades de liderança nos alunos, de forma que possam liderar a si mesmos e influenciar positivamente os outros.
No Leonardo da Vinci, entendemos que é preciso ir além e proporcionar um estudo sistemático das emoções e das competências que envolvem as relações interpessoais. Para isso, temos um programa próprio, o Para Ser +, com aulas quinzenais cuidadosamente preparadas para desenvolver no estudante as competências e habilidades tão importantes para a vida.
Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma melhor adaptação à Escola e às novas vivências do próximo ano letivo.
Tem como objetivo sensibilizar os estudantes e os professores a buscarem formas de minimizar as dificuldades e carências vividas por muitas crianças e adultos, em parceria com instituições como Abrace, Hospital da Criança e Projeto Irmão Mais Velho.
JUNTOS PARA UM MUNDO MELHOR
Nosso trabalho engloba uma variedade de campanhas destinadas a promover valores éticos e morais centrados em ações que refletem o cuidado consciente com o meio ambiente, a promoção da sustentabilidade, a valorização da vida e o combate à corrupção. Utilizamos rodas de conversa e cartazes motivacionais para orientar os estudantes na prática de comportamentos corretos no dia a dia. Isso inclui desde gestos simples, tais como, respeitar a fila na cantina, devolver objetos perdidos, não “colar” em avaliações e a valorização da honestidade em todas as circunstâncias. Dessa forma, buscamos instigar a reflexão e incentivar ações que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e ética.
Árvore Dos Princípios
Tem por objetivo difundir princípios que norteiem uma cultura de valores capaz de desenvolver ações transformadoras e pessoas que inspiram gerações na construção de um mundo melhor.
Vivers
Tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do desenvolvimento da autoestima e das grandes e pequenas conquistas diárias no alcance do propósito pessoal.
Todos Contra o Bullying
Tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a intimidação sistemática (bullying) e desenvolver estratégias para resolução de conflitos e contratos de convivência.
No Leonardo da Vinci, a tecnologia está integrada em todos os anos escolares. Desde o início, as tecnologias digitais de informação e comunicação são utilizadas para enriquecer a aprendizagem, permitindo aos estudantes acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e a autoria.
As olimpíadas do conhecimento são uma experiência enriquecedora, pois proporcionam aos estudantes uma visão ampla e abrangente das diferentes áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade científica dos estudantes e revelar talentos. A escola tem um serviço específico de supervisão que orienta e informa os estudantes interessados em participar.
Atividades pedagógicas diferenciadas de apoio ao processo regular de ensino que visam relacionar a teoria com a prática. Nessas saídas para museus, parques, teatros, exposições, pontos turísticos são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas que promovem um melhor aprendizado e uma melhor integração da turma.
O projeto interárea Investigadores Vinci busca possibilitar contextos educacionais que promovam a alfabetização científica a partir de atividades escolares pensadas para todo o ano letivo. Por meio da investigação e produção de trabalhos orientados, os estudantes podem relacionar teoria e prática, bem como desenvolver atividades escolares, o pensamento investigativo, criativo e crítico. Nos Anos Iniciais, os trabalhos são apresentados na Feira Cultural e nos Anos Finais, a mostra ocorre em uma semana específica e envolve toda a comunidade escolar.
DA VINCI BILÍNGUE (1º ao 9º ano, no turno regular)
O Da Vinci Bilíngue oferece uma formação linguística integrada a uma abordagem multidisciplinar. Os estudantes do 1º ao 8º ano contam com cinco aulas semanais, e os do 9º ano têm quatro de inglês por semana. Nosso objetivo ao trabalhar o eixo linguístico é promover uma formação sólida e consistente que prepare os alunos para compreender e produzir textos orais e escritos em inglês de forma eficiente. Paralelamente proporcionamos aulas específicas para o desenvolvimento de projetos, incentivando os estudantes a utilizarem a oralidade em temas do cotidiano. Nosso programa busca a excelência na aprendizagem da língua inglesa por meio de uma abordagem comunicativa. Valorizamos e investimos continuamente no aprendizado dos nossos alunos, possibilitando o desenvolvimento da fluência por meio do fortalecimento da oralidade e da confiança no uso do inglês. Para apoiar esse processo, oferecemos diversas atividades no contraturno, como o Da Vinci Talks, uma roda de conversa semanal; o Remedial Work, que são aulas de reforço e o Back to Basics, que revisa os conteúdos básicos. Essas iniciativas visam garantir que todos os estudantes alcancem seu pleno potencial linguístico. Ao longo do processo, os estudantes também são preparados e estimulados a realizarem os exames internacionais para obterem a Certificação de Cambridge, específica para cada etapa do desenvolvimento.
O Espanhol da Vinci é uma atividade extracurricular oferecida no contraturno para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia baseada em projetos favorece um ambiente de aprendizado estimulante e motivador, na medida em que a sala de aula se dá como um espaço aberto para trocas de conhecimento. O trabalho com projetos permite que os professores utilizem diversos métodos, adaptando-os à realidade da turma, integrando diferentes áreas do conhecimento e promovendo uma aprendizagem significativa e lúdica.
Projeto pedagógico que tem por finalidade oportunizar aos estudantes do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades como liderança, oratória e negociação, ampliação de conhecimentos sobre política nacional e internacional, interação com alunos da UnB e conhecimento de futuras áreas de atuação profissional. Os alunos do 6º e do 7º ano participam da ONUVINCI JÚNIOR, e os alunos do 8º e do 9º ano participam da ONUVINCI com os estudantes do Ensino Médio.
A Olimpíada do Leonardo da Vinci – OLIVINCI é uma atividade recreativa e desportiva, baseada nos jogos cooperativos, que envolve equipes formadas por estudantes de todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A organização e realização da OLIVINCI é feita pela equipe de Educação Física, que desenvolve o trabalho em conjunto com a equipe técnico-pedagógica e os professores. Trata-se de um torneio de jogos esportivos internos, cuja finalidade é despertar e desenvolver nos estudantes habilidades físicas, cognitivas e interpessoais, espírito de equipe e competitividade saudável.
O combate ao bullying é um trabalho de conscientização diária realizado com a participação dos professores, dos inspetores de disciplina, dos coordenadores, das orientadoras educacionais e dos próprios estudantes. Tem por objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a intimidação sistemática (bullying) e desenvolver estratégias para resolução de conflitos e contratos de convivência.