Nas fases de mudança, do 5º para o 6º ano, do 8º para o 9º ano e do 9º ano para o Ensino Médio, a equipe pedagógica conduz atividades especiais, com o objetivo de promover as transições de forma gradativa, reduzir a ansiedade dos alunos e prepará-los para os novos desafios.
PROJETO TODOS CONTRA O BULLYING
O trabalho de combate ao bullying ocorre de forma contínua no Leonardo da Vinci. A equipe de professores, funcionários, orientadores e coordenadores é instruída a promover um trabalho de prevenção e combate ao bullying por meio de atividades em que são desenvolvidas habilidades como a empatia, o autocontrole, a autoconfiança e a autoestima. A equipe também é orientada a identificar casos de bullying em sala de aula e nos espaços escolares. Dessa forma todos buscam oferecer um ambiente escolar saudável ao desenvolvimento dos alunos.
JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR
O Leonardo da Vinci busca envolver o aluno, a família e a escola em ações que despertem a consciência cidadã. Ao longo do ano, são desenvolvidas campanhas para promover valores éticos e morais e difundir atitudes positivas, tais como: campanhas de responsabilidade social, campanha de educação sustentável, campanha de combate à corrupção, campanha de valorização da vida.
A Olivinci é um torneio esportivo interno e tem por objetivo possibilitar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de colaboração e de aceitação das diferenças individuais. Com base nos jogos cooperativos, os alunos consideram os colegas como parceiros e não como adversários.
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO
As Olimpíadas do Conhecimento visam estimular a curiosidade científica dos estudantes e revelar talentos. A equipe de professores do Leonardo da Vinci apoia a preparação e a participação dos alunos em todas as etapas desses desafios.
Projeto pedagógico direcionado aos alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Por meio de simulações de comitês da ONU, são desenvolvidas habilidades de liderança, oratória e negociação, a fim de ampliar os conhecimentos sobre política nacional e internacional. O projeto proporciona interação com alunos da UnB e conhecimento de futuras áreas de atuação profissional.
Projeto interdisciplinar que tem por finalidade incentivar a pesquisa como instrumento de construção do conhecimento. Por meio de trabalhos individuais e em grupos, os alunos relacionam teoria e prática e desenvolvem o pensamento investigativo, crítico e criativo, aprendendo, ainda, a trabalhar em equipe. Em eventos como a “Feira Cultural” e a “Mostra de Descobertas”, os alunos do Ensino Fundamental I e II apresentam as produções artísticas, culturais e literárias resultantes das suas investigações.
PROJETO ECOTRILHAS DO BRASIL
Responsável pelas atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Procura desenvolver a capacidade de superação dos alunos, trabalha a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. O Leonardo da Vinci realiza a maior atividade de turismo de aventura das escolas do DF com a conquista do Pico da Bandeira – MG.
Seguindo o modelo do PAS/UnB, os alunos realizam simulados a fim de se habituarem às provas que farão no Ensino Médio. Recebem um boletim virtual de desempenho individual com as indicações dos erros e dos acertos e as classificações por unidade de ensino e geral.
LABORATÓRIOS DE FÍSICA E QUÍMICA
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm aulas nos laboratórios de Química e de Física, por meio de práticas que auxiliam efetivamente na aprendizagem dos conhecimentos teóricos. São ministradas, no horário regular de aulas, com a utilização de equipamentos modernos e seguros.
Trabalham todas as práticas de linguagem para potencializar as competências de leitura e escrita. Envolve atividades de leitura, escrita, oralidade, produção de texto e interpretação, e contempla, ainda, linguagem midiática relacionada à cultura digital, uma das competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
São oferecidas em turno contrário ao das aulas regulares, em diversos componentes, e possibilitam ao aluno aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas.
PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS - PARA SER +
O Projeto será ampliado e passará a fazer parte da matriz curricular, cujo intuito é preparar os estudantes para os desafios da vida.