No contexto atual, é inegável que uma educação bilíngue é uma peça fundamental na jornada acadêmica e, futuramente, na vida profissional de nossos estudantes. Comunicação, criatividade, colaboração, empatia e pensamento crítico são algumas das habilidades essenciais no século XXI. Sabendo disso, nosso Programa Bilíngue, em parceria com o Edify, tem como objetivo propiciar o desenvolvimento dessas habilidades e inspirar nossos alunos na construção de um futuro sem fronteiras. Nossos estudantes são os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, por meio de aulas lúdicas e dinâmicas que aprimoram a confiança e a segurança, essenciais no aprendizado de um novo idioma.
O Da Vinci Bilíngue oferece a formação linguística conciliada com uma abordagem multidisciplinar, no qual nossos projetos entram como grande diferencial. O propósito de trabalhar o eixo linguístico é promover uma formação consistente que prepare os alunos para compreender e produzir textos orais e escritos em língua inglesa de forma eficiente e com uma base sólida. Trabalhar esse eixo por meio de projetos possibilita o envolvimento dos estudantes em problemáticas do cotidiano, bem como os encoraja a utilizar o aprendizado e a experiência para buscar soluções. A importância desse envolvimento é a promoção da construção de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades primordiais por meio de experiências dinâmicas.
Nosso programa objetiva a excelência na aprendizagem da língua inglesa dentro da abordagem comunicativa e, para tanto, valorizamos e investimos no aprendizado de nossos estudantes por meio de ações contínuas, possibilitando o desenvolvimento da fluência a partir do fortalecimento da oralidade e da confiança no uso da língua inglesa. Tais ações são promovidas pela realização de atividades como o Da Vinci Talks, uma roda de conversa semanal, e o Remedial Work, que são aulas de apoio ao estudante, todas oferecidas como apoio extra no contraturno.
Por meio da metodologia diferenciada do Da Vinci Bilíngue, o ensino de língua inglesa não é visto apenas com o objetivo de aquisição de mais um idioma, mas, especialmente, como uma ferramenta de aprendizagem para a vida.
Adriana Campos de Sousa
Coordenadora do Da Vinci Bilíngue