Foco, autoconfiança, autocontrole, empatia, organização, senso de pertencimento... estes são exemplos de competências para o desenvolvimento pessoal, importantes para dar conta dos desafios do dia a dia dentro de um contexto social. Para isso, desde cedo, é preciso falar em educação socioemocional.
Aqui no Leonardo da Vinci, trabalhamos com o Projeto Para Ser +, cuja meta é mobilizar conceitos e procedimentos, experiências de aprendizagem, atitudes e valores para lidar com situações complexas da vida cotidiana para o assim alcançar o pleno exercício da cidadania. O Projeto perpassa todo o currículo escolar com ações e objetivos traçados para cada faixa etária, levando em conta suas especificidades e desafios.
Nossos estudantes são incentivados de muitas formas: pelas ações ou motivações de seu professor, pela troca de experiências com seus pares, ao discutir um ponto de vista, assumir certa atitude, autoconhecer-se, abraçar um valor ou um projeto de vida. Quando um estudante participa, ou seja, põe-se em ação, organiza-se, sente-se desafiado, compromete-se com a vida – e se a vida é movimento, viver é mobilizar-se para lhe dar sentido.
Eliane Moreira
Coordenadora Pedagógica
O que você vai ser quando crescer? Talvez esta seja uma das perguntas que nós adultos fazemos constantemente às crianças. Mas você já parou para ouvir as respostas das crianças na fase da primeira infância? Ah! É um mergulho no mundo imaginário, criativo e estético. Logo nos vemos entre seres fantásticos, super-heróis e super-heroínas, bichos encantadores e apaixonantes.
Como um passe de mágica, por meio da escuta ativa dessas respostas fabulosas, eis que o mistério da construção do conhecimento e do desenvolvimento das múltiplas formas de aprendizagens é revelado! Ali está a nossa infinita capacidade de inventividade, de protagonismo, de liderança, de autonomia e de estímulos a descobertas.
Aos nossos olhos, vemos alguém que é capaz de se colocar como o centro da sua própria história. História que não é vivida no futuro. O futuro está longe demais. A nossa história acontece no aqui e no agora. No presente! Ah! Esses pequenos inventores de si mesmos, da sua identidade, do seu sentimento de pertença não têm tempo a perder. E num piscar de olhos já corporificam aquele movimento desejante do aprender a ser e já saem dançando, cantando, pulando e até voando porque o céu é o limite. Ou seria o universo?
E por falar em universo é com esse espírito de ir além rumo ao conhecido e ao desconhecido que acreditamos na educação como uma singularidade humana, como um portal entre aquilo que já conhecemos, aquilo que desejamos conhecer e aquilo que nos tornamos nos lugares em que convivemos. E é nesses lugares de aprendizagens interativas que nós do Leonardo da Vinci desenvolvemos o nosso educar: “educar para a própria vida”. Você deve estar se perguntando, mas como? Por meio de projetos potencializadores, como projetos literários, projetos científicos, projetos de habilidades socioemocionais e por meio de atividades interdisciplinares, colaborativas e dialógicas. Todos centrados nessa natureza genuína do ser: a criação, a investigação, a formulação de perguntas, o mover-se para a reflexão-ação; o protagonismo e a construção do conhecimento autônomo por meio das relações de cooperação e de respeito mútuo, alicerces da autodisciplina. Assim, é possível ser líder da sua história de vida, dos seus sonhos e de suas tomadas de decisões, desde a infância até a hora certa de você decidir: o que você vai ser quando crescer? E o Leonardo da Vinci, a escola da sua vida, estará lá ao seu lado, admirando todo o universo à sua frente.
Viviane Martins Vital Ferraz
Professora