NOVO ENSINO MÉDIO

QUANDO A ESCOLA FAZ A DIFERENÇA

DESTAQUES DA VINCI

Navegue aqui e conheça todos os nossos diferenciais

O Centro Educacional Leonardo da Vinci inicia, em 2022, um novo conceito de Ensino Médio, elaborado a partir da compreensão de que nossos alunos possuem interesses distintos, múltiplas inteligências e diferentes formas de aprender. Além disso, considera a diversidade de profissões e as novas demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, esse segmento de ensino dará respostas às necessidades e expectativas dos estudantes, propondo novos caminhos para a construção da trajetória escolar de maneira mais significativa.

O Novo Ensino Médio será ofertado para a 1ª série em 2022 com uma nova organização, na qual os alunos terão uma parte do currículo comum a todos e outra parte específica, denominada itinerários formativos, em que poderão fazer escolhas. Os itinerários formativos estão organizados em trilhas de aprofundamento, em diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar. Ademais, os alunos poderão escolher as disciplinas eletivas que desejam cursar, voltadas para o mercado de trabalho, complementando o currículo. A implementação desse novo conceito de Ensino Médio será paulatino e se dará nos anos de 2022 a 2024.

As disciplinas eletivas já se tornaram realidade em nossa Escola. Os alunos da 1ª à 3ª série, em 2021, já vivenciam essa experiência por meio da oferta de minicursos em parceria com grandes instituições, como o IBMEC e com a Full Sail University. Novas parcerias estão sendo firmadas para ofertar um portfólio com diversas possibilidades.

Para auxiliar os alunos nas suas escolhas, o Projeto de Vida vem como um importante alicerce do Novo Ensino Médio. É por meio dele que a escola atuará no sentido de traçar estratégias para a construção da trajetória escolar dos alunos, de maneira segura e assertiva, de acordo com os perfis individuais. Nesse sentido, os estudantes desenvolvem, ainda, a responsabilidade e autonomia nas suas escolhas.

Em 2021, os estudantes do 9º ano estão vivenciando um novo Projeto, o Para Ser +, que tem como objetivo auxiliá-los a desenvolver competências relacionadas ao autoconhecimento, à autogestão, à proatividade, entre outras, para que os auxilie nas escolhas da construção do seu Projeto de Vida e na convivência ética e cidadã.

Com a proposta do Novo Ensino Médio, a Escola amplia as possibilidades da formação integral dos estudantes, potencializando competências essenciais para a vida em ambiente colaborativo, com metodologias inovadoras e personalizadas, sem perder de vista a preparação para os exames externos.

Andréa Studart Corrêa Galvão
Diretora Pedagógica