Aviso de Cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Eles nos ajudam a entender como você usa o site e a personalizar o conteúdo para torná-lo mais relevante para você.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Se preferir, você pode alterar as configurações do seu navegador para desativá-los. Para saber mais acesse nossa política de cookies, clicando aqui.
ESTOU DE ACORDO   

NOVO ENSINO MÉDIO

QUANDO A ESCOLA FAZ A DIFERENÇA

DESTAQUES DA VINCI

Navegue aqui e conheça todos os nossos diferenciais

O Centro Educacional Leonardo da Vinci inicia, em 2022, um novo conceito de Ensino Médio, elaborado a partir da compreensão de que nossos alunos possuem interesses distintos, múltiplas inteligências e diferentes formas de aprender. Além disso, considera a diversidade de profissões e as novas demandas do mercado de trabalho. Dessa forma, esse segmento de ensino dará respostas às necessidades e expectativas dos estudantes, propondo novos caminhos para a construção da trajetória escolar de maneira mais significativa.

O Novo Ensino Médio será ofertado para a 1ª série em 2022 com uma nova organização, na qual os alunos terão uma parte do currículo comum a todos e outra parte específica, denominada itinerários formativos, em que poderão fazer escolhas. Os itinerários formativos estão organizados em trilhas de aprofundamento, em diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar. Ademais, os alunos poderão escolher as disciplinas eletivas que desejam cursar, voltadas para o mercado de trabalho, complementando o currículo. A implementação desse novo conceito de Ensino Médio será paulatino e se dará nos anos de 2022 a 2024.

As disciplinas eletivas já se tornaram realidade em nossa Escola. Os alunos da 1ª à 3ª série, em 2021, já vivenciam essa experiência por meio da oferta de minicursos em parceria com grandes instituições, como o IBMEC e com a Full Sail University. Novas parcerias estão sendo firmadas para ofertar um portfólio com diversas possibilidades.

Para auxiliar os alunos nas suas escolhas, o Projeto de Vida vem como um importante alicerce do Novo Ensino Médio. É por meio dele que a escola atuará no sentido de traçar estratégias para a construção da trajetória escolar dos alunos, de maneira segura e assertiva, de acordo com os perfis individuais. Nesse sentido, os estudantes desenvolvem, ainda, a responsabilidade e autonomia nas suas escolhas.

Em 2021, os estudantes do 9º ano estão vivenciando um novo Projeto, o Para Ser +, que tem como objetivo auxiliá-los a desenvolver competências relacionadas ao autoconhecimento, à autogestão, à proatividade, entre outras, para que os auxilie nas escolhas da construção do seu Projeto de Vida e na convivência ética e cidadã.

Com a proposta do Novo Ensino Médio, a Escola amplia as possibilidades da formação integral dos estudantes, potencializando competências essenciais para a vida em ambiente colaborativo, com metodologias inovadoras e personalizadas, sem perder de vista a preparação para os exames externos.

Andréa Studart Corrêa Galvão
Diretora Pedagógica



Missão Projeto de Vida

O Novo Ensino Médio e a BNCC já fazem parte da rotina do Leonardo da Vinci. Uma das premissas desse novo momento da educação básica é que os currículos deverão considerar a formação integral dos alunos, de maneira a realizar um trabalho voltado para a construção dos seus projetos de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

O protagonismo e a autoria são estimulados na BNCC desde o Ensino Fundamental. A novidade do Ensino Médio é a possibilidade de escolha de parte da carga horária para aprofundar as habilidades das áreas com que os estudantes mais se identificam. O desafio agora é que, com a liberdade de escolha, o estudante carrega a responsabilidade de construir uma jornada com autonomia. Esse cenário tornou central o Projeto de Vida na escola, um espaço de reflexão permanente sobre a trajetória escolar dos alunos, um ambiente de mentoria e orientação para garantir que esse processo ocorra de maneira segura e assertiva.

A preparação desses alunos iniciará no Ensino Fundamental com o Projeto Para Ser +, iniciativa voltada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao longo dos anos iniciais e finais dessa etapa da educação básica, para que os estudantes possam fazer suas escolhas de forma consciente, a partir da análise de tudo o que os cerca.

Quando o estudante alcançar o Ensino Médio, ele contará com as habilidades necessárias para realizar escolhas alinhadas ao seu Projeto de Vida. A autonomia para compor parte do seu tempo na escola será desenvolvida em três etapas: autoconhecimento, empreendedorismo e orientação vocacional.

A Missão Projeto de Vida será componente obrigatório do Ensino Médio do Leonardo da Vinci e proporcionará para o estudante um espaço de promoção de um olhar integral sobre si, sua história e seus objetivos. A intenção é que os estudantes se sintam protagonistas e se identifiquem com a construção de suas escolhas presentes ou futuras. O projeto contará com um espaço de mentoria individualizada, visitas guiadas às universidades, fóruns de debate sobre hábitos de estudos, planejamento, múltiplas estratégias de aprendizagem e resolução de provas. A ação também contará com o Laboratório da Vida Profissional, ambiente dedicado ao diálogo sobre profissões do futuro, mercado de trabalho e perspectiva empreendedora, contando com a participação de empresas juniores e startups de atuação no Distrito Federal. Por fim, o projeto também trabalhará com a dimensão afetiva do aprendizado, tratando de autocuidado, saúde mental e felicidade no contexto escolar.

Bruno Borges
Professor

Equipe Missão Projeto de Vida

A Equipe Missão Projeto de Vida é formada por um time de professores selecionados para acompanhar e executar com o estudante todo o percurso de concretização de seu projeto de vida até a conclusão do Ensino Médio.

As atribuições se desenvolvem sob muitos aspectos: vão desde os processos de orientação sobre processos seletivos de instituições de Ensino Superior até o acompanhamento de indicadores de aprovações nas mais variadas instituições do país.

Entre as contribuições dessa Equipe, destaca-se o atendimento semanal feito aos estudantes que demandam orientação vocacional e profissional. Por meio da escuta dos estudantes que desejam discernir passos que orientarão seu projeto de vida, a equipe do Missão Projeto de Vida, por meio de mentoria, intenta promover o autoconhecimento de habilidades e competências, vetores que mobilizam os estudantes, tendo em vista sua realização pessoal e profissional. A orientação está pautada em indicadores como notas de corte, sistemas de seleção, instituições de ensino nacional e internacional, desejos e aspirações dos estudantes. A variedade de possibilidades é imensa já que contamos, também, com vivências entre estudantes que desejam alcançar uma carreira e ex-alunos do Leonardo da Vinci; a ideia é que, no encontro entre presente e futuro, os estudantes se sintam contemplados em suas necessidades e vislumbrem seus sonhos e projetos.

A fim de criar estratégias para os processos seletivos, analisamos o desempenho dos estudantes nos Simulados PAS e ENEM e, juntos, propomos metas estratégicas a curto, médio e longo prazos a serem alcançadas tendo em vistas seu objetivo.

No campo do autoconhecimento, a Equipe Missão Projeto de Vida desenvolve com o grupo de estudantes atividades reflexivas que mobilizem as habilidades de autogestão, autorregulação e empatia. As atividades recorrem às metodologias ativas para que o protagonismo juvenil seja atuante em todos os aspectos da etapa. Dispomos de atividades variadas: uso de biografias, literatura, storytelling e vivências do grupo.

Para promover empreendedorismo e mobilizar habilidades de assertividade, adaptabilidade e planejamento, contamos com mesas redondas compostas por ex-alunos que têm desenvolvido suas escolhas tendo por base a criatividade e a disposição em empreender em empresas juniores de universidades ou startups.

A Equipe Missão Projeto de Vida vem para propor aos estudantes que realizem suas escolhas profissionais mobilizando habilidades de autocuidado, colaboração e inovação na decisão por uma opção de curso que satisfaça seus objetivos, anseios e lhe proporcione felicidade. Essa iniciativa é o Novo Ensino Médio acontecendo no Leonardo da Vinci!

André Oliveira
Professor