Um dos diferenciais do Leonardo da Vinci é a promoção de uma nova cultura de aprendizado, por meio da criação de ambientes que privilegiem o desenvolvimento de múltiplas habilidades com foco na formação integral do estudante nas dimensões cognitiva, afetiva, ética e social.
A identidade da nossa proposta pedagógica está estruturada na constituição de espaços diversificados de aprendizagem que inspirem questionamento e promovam o desafio, a pesquisa, a arte, a ludicidade, a alegria e a exploração do inusitado.
Dentro desse propósito, nosso currículo integrado ganha movimento com as nossas aulas diferenciadas de Horta, Xadrez e Música, que investem na produção do conhecimento em múltiplas linguagens, no respeito e no cuidado com a natureza, na criação, no pensamento crítico e criativo e no protagonismo do estudante.
O espaço da horta é um laboratório ao ar livre que estimula a iniciação científica e interdisciplinar, desenvolvendo nos alunos o gosto pela pesquisa e a aprendizagem significativa. Nesse projeto, também trabalhamos as habilidades socioemocionais, propondo exercícios de plena atenção, respiração e posturas, os quais contribuem para a concentração, a percepção de si mesmo e o trabalho em equipe.
A prática do xadrez, por sua vez, tem o potencial de desenvolver a criatividade, a memória, a concentração, a maturidade intelectual, a autoestima, o pensamento crítico, o raciocínio lógico, além de uma multiplicidade de outras habilidades socioemocionais desejáveis, como foco, autoconfiança e empatia.
O aprendizado da música dialoga com as outras áreas do conhecimento e envolve a experiência da escuta, da releitura, do fazer musical, da imaginação criadora e da apreciação estética. Assim, na nossa Escola, a relação da criança com a música é encarada como ato de expressão, que auxilia tanto no desenvolvimento da autoestima e da autonomia, quanto na capacidade de expressar seus sentimentos e experiências.
A “Escola de nossas vidas” acredita no desenvolvimento de múltiplas habilidades porque quer formar estudantes que possam construir um novo fazer, um novo olhar, uma nova inteligência e sensibilidade para que possam agir e interagir com ética, solidariedade e criatividade diante dos desafios de um mundo contemporâneo ambivalente, multidimensional e diverso.
Gisele Turquiello
Coordenadora Pedagógica
Criada em 2005, para promover a simulação de organismos nacionais e internacionais no Centro Educacional Leonardo da Vinci, a Onuvinci destaca-se, atualmente, como a maior Simulação da América Latina, contando com a participação de 780 estudantes em cada edição.
Os participantes atuam como diplomatas, juízes, deputados, senadores, ministros ou jornalistas, tendo como objetivo o debate e a solução de problemática proposta a cada comitê, espelhando as reais posições políticas dos países ou dos partidos.
Trata-se de uma alternativa ao aprendizado tradicional, a qual une a prática e a teoria das relações internacionais, ensinando ações parlamentares e estimulando a oratória, o debate, a escrita, bem como o pensamento crítico, a liderança e a cooperação, o que abre espaço para a compreensão de situações complexas e promove a ampliação do respeito e da empatia com relação aos demais povos.
Farid Aguiar
Professor e Coordenador da Onuvinci